Policial
Pai de Daniel Vorcaro é preso pela Polícia Federal - SBT News
Henrique Vorcaro foi alvo da sexta fase da Operação Compliance Zero, que investiga as fraudes do Banco Master
BATANEWS/SBT NEWS
O empresário Henrique Vorcaro, pai de Daniel Vorcaro, foi preso em Belo Horizonte (MG) nesta quinta-feira (14) pela Polícia Federal na sexta fase da Operação Compliance Zero , que investiga o esquema de fraudes do Banco Master .
Segundo a PF, ele é suspeito de praticar condutas de intimidação, coerção, obtenção de informações sigilosas e invasões a dispositivos informáticos.
A prisão foi autorizada pelo ministro André Mendonça, relator do caso Master no Supremo Tribunal Federal (STF).
Henrique já havia sido alvo de mandado de busca e apreensão na segunda fase da operação, deflagrada em 14 de janeiro.
Ao todo, a PF cumpre nesta quinta (14) sete mandados de prisão e 17 de mandados de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Além de Henrique Vorcaro, um agente da Polícia Federal também foi preso.
A operação também afastou uma delegada da corporação em Minas , suspeita de ajudar ilegalmente o grupo de Vorcaro. Ela é casada com um agente aposentado da PF, que demandava a ela uma série de consultas, que foram feitas ilegalmente, de acordo com o que foi apurado pela polícia.
Os alvos podem ser condenados por crimes crimes de ameaça, corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa, invasão de dispositivos informáticos e violação de sigilo funcional.
O grupo encabeçado pelo ex-dono do Master ajudado pela delegada afastada é conhecido como "A Turma". Ele tinha como objetivo obter informações sigilosas e intimidar "críticos do conglomerado financeiro" .
Nas conversas da Turma, eram discutidas ações contra indivíduos considerados opositores, entre eles jornalistas, ex-funcionários e outras pessoas vistas como adversárias de Vorcaro.
O grupo foi alvo da terceira fase da Compliance Zero. Ele reunia Vorcaro, seu cunhado Fabiano Zettel, o policial federal aposentado Marilson Roseno da Silva e Luiz Phillipi Mourão, conhecido como "Sicário". Sicário morreu dois dias após ser preso, após atentar contra a própria vida na cela da PF.



