Policial
Operação 'Liberdade Duradoura' resulta em prisões, apreensão de armamento, drogas e materiais utilizados por organização criminosa
BATANEWS/REDAçãO
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul divulga o resultado da Operação Liberdade Duradoura, deflagrada pela Seção de Investigações Gerais (SIG) de Nova Andradina, em ação integrada com o 8º Batalhão da Polícia Militar, contando ainda com o apoio das equipes especializadas do GARRAS, BOPE, DEFRON, DRACCO e da Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo (CGPA/SEJUSP).
A operação teve como objetivo o cumprimento de medidas cautelares expedidas pelo Juízo da Comarca de Nova Andradina, após representação da Polícia Civil e manifestação favorável do Ministério Público, no âmbito das investigações que apuram a tentativa de expansão de uma facção criminosa para a região do Vale do Ivinhema e sua participação em homicídios registrados nas últimas semanas em Nova Andradina.
Durante a ação foram cumpridos 3 (três) mandados de prisão temporária e 8 (oito) mandados de busca e apreensão.
No cumprimento de um dos mandados, um dos investigados reagiu à abordagem policial, entrando em confronto com equipes da Polícia Civil. Na intervenção, o indivíduo foi atingido, recebeu imediato atendimento por equipe de resgate, porém não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. As circunstâncias da ocorrência serão apuradas pelos órgãos competentes, conforme determina a legislação vigente.
Outro investigado, que havia deixado a cidade na tentativa de se furtar à ação policial, foi localizado e preso na cidade de São Gabriel do Oeste/MS por uma equipe da Polícia Militar, em cumprimento ao mandado de prisão temporária expedido pela Vara Criminal da Comarca de Nova Andradina.
Além do cumprimento das medidas cautelares, cinco pessoas foram presas em flagrante delito, sendo três mulheres e dois homens, em razão dos elementos ilícitos encontrados durante as diligências, cujas circunstâncias serão objeto dos respectivos procedimentos policiais.
Durante o cumprimento das buscas foram apreendidos aparelhos celulares, uma pistola, aproximadamente 96 munições, porções de cocaína e crack já fracionadas e prontas para comercialização, bem como sprays de tinta na cor vermelha, material que, conforme apontam as investigações, era utilizado por integrantes da organização criminosa para realizar pichações em prédios e espaços públicos, como forma de demarcação territorial e identificação visual da facção criminosa. Todo o material apreendido será submetido às perícias cabíveis e contribuirá para o aprofundamento das investigações.
Importante destacar que, antes mesmo da deflagração da Operação Liberdade Duradoura, as investigações já haviam produzido resultados concretos. No curso das diligências desenvolvidas pela Polícia Civil, uma investigada foi presa temporariamente, por determinação judicial, e outra pessoa foi presa em flagrante delito, ambas por fatos relacionados ao grupo criminoso investigado.
A Operação Liberdade Duradoura representa mais uma resposta integrada das forças de segurança pública ao avanço das organizações criminosas no Estado, reafirmando o compromisso da Polícia Civil e da Polícia Militar com a preservação da ordem pública, a responsabilização dos autores de crimes violentos e a proteção da sociedade sul-mato-grossense.
*Com informações da Seção de Investigações Gerais – SIG - Polícia Civil de Mato Grosso do Sul





