Hashioka recebe delegação de Okinawa em agenda voltada à cooperação entre Brasil e Japão

BATANEWS/ADRIANA VIANA


Foto: Junior Miranda

O deputado estadual Roberto Hashioka (Republicanos) recebeu, na manhã desta terça-feira, 4, a visita de uma comitiva composta por 12 deputados da Assembleia Provincial de Okinawa, no Japão, liderada pelo presidente Kyoki Nakagawa. A recepção contou com a presença do presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro (PP), dos deputados Renato Câmara (MDB) e Professor Rinaldo Modesto (Podemos), além do presidente da Associação Okinawa de Campo Grande-MS, Nelson Hokama, e de representantes da comunidade okinauana no Estado.
A agenda integra as comemorações pelos 100 anos da imigração okinauana em Campo Grande e tem como objetivo fortalecer os laços institucionais, culturais, econômicos e educacionais entre Mato Grosso do Sul e a província japonesa. Durante o encontro, também foi destacada a longa relação de amizade entre as duas regiões, oficializada em 1986 por meio de um tratado de cooperação.
Ao dar as boas-vindas à delegação, Hashioka ressaltou a importância histórica da visita e o papel da comunidade japonesa no desenvolvimento sul-mato-grossense. Descendente de imigrantes japoneses, o parlamentar destacou que Mato Grosso do Sul abriga uma das maiores comunidades nipônicas do Brasil e que Campo Grande possui a segunda maior comunidade okinauana do país.
“O centenário da imigração okinauana representa um marco para a nossa história. Esta visita reforça uma relação construída ao longo de décadas e abre novas oportunidades de intercâmbio comercial, cultural e educacional entre Mato Grosso do Sul e Okinawa”, afirmou Hashioka. O deputado também observou que a futura Rota Bioceânica deverá aproximar ainda mais os dois países, favorecendo especialmente as relações econômicas.
Como representante da comunidade nipo-brasileira na Assembleia Legislativa, Hashioka destacou que busca dar voz às demandas da colônia japonesa no Parlamento Estadual e contribuir para o fortalecimento das tradições e da integração entre os povos. Ele também lembrou a expressiva participação da comunidade okinauana na preservação da cultura sul-mato-grossense, citando, entre outros exemplos, a valorização da culinária típica, como o sobá, reconhecido como patrimônio cultural imaterial de Campo Grande.
Em nome da Assembleia Provincial de Okinawa, o presidente Kyoki Nakagawa agradeceu o apoio recebido pela comunidade okinauana em Mato Grosso do Sul e manifestou o interesse em ampliar a cooperação institucional entre os parlamentos. “Gostaria de agradecer à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul por todo o apoio que tem dado à nossa comunidade. Esperamos que esta visita seja uma oportunidade para construirmos um intercâmbio cada vez mais forte entre as assembleias da Província de Okinawa e do Estado de Mato Grosso do Sul”, declarou.
A visita reforça a histórica parceria entre Mato Grosso do Sul e Okinawa, construída ao longo de décadas por meio da imigração japonesa e da atuação de entidades representativas da comunidade nipo-brasileira. A expectativa é de que a aproximação institucional contribua para ampliar projetos conjuntos nas áreas de cultura, educação, comércio e desenvolvimento, fortalecendo os vínculos entre Brasil e Japão.