Inquérito sobre bebê encontrada morta em lixeira em VG pode levar até 3 meses para ser concluído

Mãe responde em liberdade por homicídio, mas delegado afirma que tipificação poderá mudar conforme resultados de exames complementares.

BATANEWS/REPóRTERMT


Foto: Divulgação Reporter MT

O inquérito que investiga o descarte do corpo de uma bebê em uma lixeira de um condomínio em Várzea Grande, ação cometida pela própria mãe, deve levar até três meses para ser concluído. O caso ocorreu em julho deste ano.

Segundo o delegado Rogério Gomes, da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Cuiabá, o laudo que poderá esclarecer as circunstâncias do caso deve ficar pronto em até 90 dias. Somente após o resultado será possível reunir todas as informações necessárias para a conclusão da investigação e eventual indiciamento dos envolvidos.

“O laudo geralmente leva de um a três meses, dependendo da complexidade do exame”, informou Gomes.

Conforme noticiado pelo , a mãe da criança é uma mulher de 25 anos, moradora do Condomínio Chapada do Poente, no bairro Centro Sul, em Várzea Grande. Ela foi identificada após diligências da Polícia Civil e, segundo o delegado, responderá em liberdade por homicídio.

“Ela vai responder pelo crime de homicídio porque, como a criança nasceu com vida, tinha ali uma vida. E ela, na condição de genitora e mãe, tem o dever legal, pelo Código Penal, de proteção, guarda e vigilância. Então, ela não pode simplesmente descartar, achando que já estava morta, sobretudo pelo fato de que nós apuramos que ela é uma pessoa que tem um certo nível de conhecimento, faz, inclusive, um curso de enfermagem, inicialmente, na fase inicial”, afirmou.

Gomes acrescentou que, com o avanço das investigações, a tipificação do crime poderá mudar, conforme os resultados dos laudos.

“É claro que a tipificação penal pode ser mudada, a depender dos laudos complementares, porque, se tiver identificação de alguma substância abortiva, ela também responderá pelo aborto ou alguma tentativa de aborto”, concluiu.