Justiça
Mulher vai ao MP para permitir noiva como acompanhante em hospital
Fundação de Saúde vetou permanência da companhia no Hospital da Vida
CLóVIS DOURANEWS
O Promotor de Justiça Amilcar Carneiro de Araújo Júnior, da 10ª. Promotoria do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) em Dourados, determinou a instauração do Procedimento Administrativo 09.2026.00008713-1, para que a direção da Funsaud (a Fundação dos Serviços de Saúde) do Município) preste as informações de esclarecimentos quanto à reclamação feita por uma mulher, internada no Hospital da Vida, que foi impedida de contar com a presença da companheira.
Segundo consta na reclamação protocolada junto à Ouvidoria Geral do MP, a unidade hospitalar teria informado a impossibilidade de permanência de Jéssica Masson Chagas como acompanhante da paciente Mayara Barbosa Ribeiro, 'sob a justificativa de que o hospital não estaria permitindo acompanhantes naquela situação'. Jéssica apresentou Mayara como sua noiva.
A representante registrou preocupação com a conduta, visto que Mayara Barbosa Ribeiro necessita de apoio para necessidades básicas como tomar banho, se vestir, entre outros, além de ter manifestado expressamente a vontade de ter a acompanhante ao seu lado.
O Hospital da Vida negou a presença de Jéssica para acompanhamento da noiva, a paciente Mayara Barbosa, internada na enfermaria cirúrgica da unidade hospitalar desde o dia 3 de setembro. A diretora-presidente da Funsaud, Maria Izabel de Aguiar, já foi notificada para que, dentro do prazo de dez dias úteis, se manifeste sobre o teor da representação protocolada pela noiva de Jéssica no Ministério Público.
Mal entendido
A assessoria de comunicação do Município diz que só pode ter ocorrido algum mal entendido, 'porque tanto o Hospital da Vida quanto a UPA, bem como as UBS, cumprem a Lei 14.737/23, que assegura às mulheres o direito de serem acompanhadas por pessoa maior de idade durante todo o período do atendimento em unidades de saúde, públicas ou privadas, inclusive em casos de internação hospitalar'. (Material atualizado às 9h14 para inserir posição oficial da Prefeitura de Dourados)
LEIA MAIS
Testemunha cita neblina intensa e tentativa de ultrapassagem antes de acidente fatal
PRIMEIRA PÁGINA
Acidente de Trânsito






