Sergio Moro é eleito governador do Paraná no primeiro turno

Ex-juiz e senador do PL supera Sandro Alex e Requião Filho em sua estreia na disputa pelo cargo

BATANEWS/REDAçãO


Sergio Moro (PL) foi eleito governador do Paraná. (Foto: Arquivo/Senado)

Sergio Moro (PL) foi eleito governador do Paraná neste domingo (4), em sua primeira disputa pelo comando do Estado. O resultado manteve a sequência de eleições decididas no primeiro turno no Paraná e confirmou a liderança que o ex-juiz sustentou durante a campanha.

Moro entrou na corrida estadual depois de deixar o Senado, cargo para o qual havia sido eleito em 2022. Antes disso, ganhou projeção nacional como juiz federal responsável pelos processos da Operação Lava Jato em primeira instância e como ministro da Justiça e Segurança Pública no governo de Jair Bolsonaro.

Na disputa deste ano, o principal adversário foi Sandro Alex (PSD), apoiado pelo governador Ratinho Júnior, que deixa o cargo depois de oito anos. Requião Filho (PDT) também concorreu e representou o campo da esquerda na eleição.

Mesmo com o apoio da atual gestão estadual a Sandro Alex, Moro manteve vantagem ao longo da campanha. Nas últimas semanas, os adversários tentaram reduzir a diferença para levar a disputa ao segundo turno, mas não conseguiram votos suficientes.

A eleição marca a primeira vitória de Moro em uma disputa para o Executivo. Natural de Maringá (PR), ele tem 54 anos e é formado em Direito pela UEM (Universidade Estadual de Maringá). Também possui mestrado em Direito pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e doutorado em Direito Constitucional pela mesma instituição.

Moro deixou a magistratura em 2018 para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Saiu do governo em 2020, depois de divergências com Bolsonaro relacionadas à troca no comando da Polícia Federal.

Em 2022, foi eleito senador pelo União Brasil. Neste ano, rompeu com a legenda e se filiou ao PL, partido pelo qual concorreu ao Governo do Paraná.