Geral
Estado se prepara para enfrentar calor acima da média
Variação climática instável coloca Meteorologia e Saúde em alerta
BATANEWS/ASSESSORIA
O fenômeno El Niño tem previsão de causar uma onda de calor e mudar os padrões de chuva em Mato Grosso do Sul. Dados do Cemtec (o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) apontam tendência de precipitação com acumulados acima da média histórica no Estado, acompanhada por temperaturas acima da média e risco de ondas de calor. O atual período registra forte aquecimento diurno, gera instabilidade e favorece as tempestades severas de curta duração com chuvas intensas, vendavais, raios e queda de granizo.
A meteorologista e coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes, explica que apesar da tendência de precipitações acima da média, é importante destacar que essa condição não deverá ocorrer de forma homogênea em todo o Estado. “Mato Grosso do Sul está inserido em uma zona de transição climática, apresentando elevada variabilidade espacial e temporal das condições atmosféricas, principalmente de precipitação. O trimestre, entre novembro e janeiro, tem tendência de chuvas acima da média, mas podem ocorrer períodos de estiagem, distribuição irregular, diferenças significativas entre regiões e municípios”, diz.
O próximo trimestre também tem previsão de ser mais quente do que o normal, com temperaturas acima da média histórica. O período será de permanência do El Niño, com previsão de o fenômeno atingir a categoria muito forte. Episódios de calor intenso, associado a tendência geral de precipitações acima da média histórica em MS, além da variação típica do Estado, indicam que os períodos chuvosos podem ocorrer de maneira irregular.
“Embora o Estado já tenha registrado algumas ondas de calor e episódios de temperaturas acima da média histórica, o cenário atual difere de 2023 e 2024, quando, sob o domínio de El Niño forte, ocorreu um intenso aquecimento acompanhado por expressivo déficit pluviométrico, criando um ambiente extremamente propício à propagação de grandes queimadas”.
Saúde
Enquanto a previsão climática avalia diferentes cenários, na área da saúde o MS já capacitou 675 profissionais para atuar diante dos impactos do El Niño e incluiu agora também o município de Porto Murtinho no plano para eventos climáticos extremos. A programação chegou ao município nos dias 20 e 21 de outubro, com mais de 25 profissionais treinados, considerando a relevância da área no contexto da Rota Bioceânica.
Os treinamentos são realizados desde agosto, abrangem as nove regiões de saúde e incluem guia clínico, protocolos de emergência e avaliação da estrutura dos municípios. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) avançou na preparação dos serviços para situações como secas, queimadas, ondas de calor e chuvas intensas.
As capacitações contemplaram as nove regiões de saúde, além da Capital, Porto Murtinho e profissionais da saúde indígena. Em 31 de agosto, 51 integrantes do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) participaram de uma atividade voltada à preparação para atender populações vulneráveis.
Entre os polos regionais, Bonito registrou 101 profissionais capacitados, seguido de Coxim com 77, e Campo Grande com 76. A capacitação também passou por Dourados, Corumbá, Nova Andradina, Chapadão do Sul, Ponta Porã e Três Lagoas.
“Em situações de eventos climáticos extremos, a identificação precoce dos riscos e o atendimento adequado fazem diferença na prevenção de complicações. Por isso, é importante que os profissionais estejam preparados para reconhecer os agravos relacionados a esses eventos e adotar as condutas necessárias em cada situação”, destacou o coordenador do Ciatox (Coordenação do Centro de Informação e Assistência Toxicológica) da SES, Karyston Adriel da Costa.







