Fiscalização aperta o cerco contra o descumprimento de decreto em Naviraí

ASSOMASUL


Polícia faz batida em Naviraí (Foto: Prefeitura)

A prevenção ao contágio por Covid-19 é uma das prioridades dos governos estadual e municipal. Para combater a pandemia de frente uma força-tarefa foi articulada e está atuando em Naviraí. Desde a semana passada o trabalho está sendo executado com muito mais rigor. 

A ação envolve as forças de Segurança Pública, agentes da Vigilância Sanitária e fiscais designados pelo Executivo Municipal.

Naviraí atingiu a cor cinza no mapa do coronavírus, significando que alcançou o grau extremo de contaminação, exigindo providências urgentes por parte da Administração Municipal. Diante do quadro assustador imediatamente foram acionados os setores responsáveis pelo controle de vetores e endemias e os demais organismos ligados à Saúde e Segurança Pública, para, juntos definirem ações de combate à Covid-19.

A fiscalização rígida foi uma das definições das autoridades e está sendo executada para garantir o cumprimento do Decreto 37-2021 que traz uma série de medidas de enfrentamento e prevenção para que o cidadão não seja infectado pelo vírus.

Durante o dia e à noite fiscalizações estão sendo feitas em vários pontos da cidade. As abordagens têm ocorrido em praças públicas, estabelecimentos comerciais, conveniências, residências, resorts, postos de combustíveis, passeios públicos e locais onde há possibilidade de aglomeração de pessoas.

“Naviraí registrou 37 casos somente em 24 horas. Já são 64 mortes por Covid e mais de 3.385 casos confirmados. Quase foi necessário aplicar o lockdown em nossa cidade. Por isso, a fiscalização está fechando o cerco contra aqueles que insistem em desobedecer o Decreto 37', explica o coordenador da Vigilância Sanitária, médico veterinário José Mário.

As abordagens resultaram até o momento na aplicação de multas, interdição de estabelecimento comerciais, apreensões de peças de narguilés, autuação de pessoas por desobediência às normas regulamentares, cassação de alvarás e boletins de ocorrência junto aos organismos policiais.

“As fiscalizações continuam durante o dia e à noite. Engana-se quem pensa que esta ação de repressão acontece somente à noite e será somente nestes dias de Carnaval. A dispersão de aglomerações será uma constante e, o cidadão ou cidadã que infringir a lei vai responder por seus atos. 

Denúncias podem ser feitas ligando para o whats 9 9977-4227. O que não se pode permitir é que por atos de alguns a doença da Covid-19 faça mais vítimas em nossa cidade', pontua José Mário.