Economia
Após 4 baixas seguidas, confiança do consumidor sobe em fevereiro
FGV aponta melhora da percepção das famílias em relação ao momento presente e as expectativas para os próximos meses
BATANEWS/R7NOTICIAS
A confiança dos consumidores brasileiros subiu para 78 pontos em fevereiro, após quatro meses de perdas consecutivas, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (24), pela FGV (Fundação Getulio Vargas).
No período, o houve melhora tanto da percepção dos consumidores em relação ao momento presente quanto das expectativas para os próximos meses. Ambos, porém, se mantém em patamar desfavorável e em nível inferior ao observado em dezembro. Enquanto o ISA (Índice de Situação Atual) aumentou 1,4 ponto, para 69,5 pontos, o IE (Índice de Expectativas) avançou 2,7 pontos, para 84,8 pontos.
A coordenadora das sondagens da FGV, Viviane Seda Bittencourt, avalia que o início da campanha de imunização contra a covid-19 no país e a possibilidade de reedição do auxílio emergencial parecem ter reduzido o desânimo do consumidor em fevereiro.
"Os níveis de confiança, no entanto, continuam baixos e a sustentação de uma tendência de alta dependerá de fatores como a velocidade da vacinação, da evolução dos números da pandemia no Brasil e, principalmente, da recuperação do mercado de trabalho, algo difícil no primeiro semestre de 2021, considerando-se a grande dificuldade que será novamente enfrentada pelas empresas do setor de serviços, segmento que mais emprega no país”, afirma ela.
JERÔNIMO GONZALEZ/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO