Política
Lira se reunirá com governadores na terça para tratar de combate à pandemia
Lista de presentes ainda não foi informada. Reunião ocorre em meio a alta de contágio e de mortes por Covid-19 e após Bolsonaro criticar governadores que adotam medidas de restrição.
G1 / FERNANDA CALGARO, G1
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), irá se reunir nesta terça-feira (2) com governadores para tratar de medidas de combate à pandemia do novo coronavírus.
Segundo a assessoria de imprensa de Lira, haverá um almoço na residência oficial da Presidência da Câmara, em Brasília. A lista dos governadores que estarão presentes ainda não foi informada.
O encontro ocorrerá no momento mais crítico no Brasil desde o início da pandemia, com recordes na média móvel de mortes e com diversos estados registrando escassez de leitos de UTI.
Vários governadores nos últimos dias decretaram medidas de intensificação do isolamento social e fechamento do comércio para conter o avanço da doença e aliviar a pressão sobre o sistema de saúde.
A reunião também ocorrerá após o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar governadores que adotam essas medidas de restrição. Ele afirmou que esses governadores terão que bancar o auxílio emergencial, que deve voltar a ser pago a trabalhadores que perderam renda na pandemia nos próximos dias.
Orçamento
No sábado(27), em uma rede social, Lira anunciou que pretendia se reunir com governadores para ouvir sugestões de medidas legislativas e alterações que podem ser feitas no Orçamento de 2021 (ainda em discussão no Congresso) para o enfrentamento da crise sanitária no país.
De acordo com ele, neste momento em que governadores anunciam aumento das restrições de circulação, com a opção de toque de recolher e lockdown, a “hora é de contribuir'.
Lira informou ainda que a presidente da Comissão Mista do Orçamento, deputada Flavia Arruda (PL-DF), e o relator do Orçamento, senador Marcio Bittar (MDB-AC), estarão presentes.
A ideia é debater medidas “legislativas emergenciais' que podem ser analisadas em “caráter de urgência', mas “respeitando o teto fiscal, com o objetivo de enfrentar os efeitos da Covid 19'.
VÍDEOS: assista a mais notícias sobre a pandemia da Covid-19