MS confirma primeiro caso de SIM-P em adolescente de 15 anos

BATANEWS POR SES-MS


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, confirmou nesta quarta-feira (3), o primeiro caso da síndrome rara, chamada Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, a SIM-P, em Mato Grosso do Sul. O caso é de uma adolescente de 15 anos, residente em Campo Grande, que infelizmente, veio a óbito em outubro do ano passado.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, após o óbito, inúmeros exames foram realizados ao longo dos meses para a investigação - conforme protocolos adotados pelo Ministério da Saúde. “Após envio de todos os laudos e informações, houve parecer favorável pelo comitê de SIM-P Nacional. O óbito foi confirmado para Covid e SIM-P por critério laboratorial, sendo o primeiro caso de Estado'.

Conforme a gerente Técnica de Influenza e Doenças Respiratórias da SES, Lívia de Mello Maziero, o Estado havia registrado cinco casos suspeitos da SIM-P, sendo que destes quatro foram descartados e um confirmado. “Todos os pacientes dessa faixa etária, que se enquadram nos critérios de definição de caso de SIM-P preconizados pelo Ministério da Saúde são investigados. Analisamos caso a caso, discutimos com a equipe de infectologistas de referência da SES, assim como enviamos os dados semanalmente para conhecimento do Ministério da Saúde'.

Lívia alerta para os sintomas que podem desenvolver entre 0 e 19 anos a síndrome: “febre persistente acompanhada de um conjunto de sintomas que podem incluir hipotensão, comprometimento de múltiplos órgãos e elevados marcadores inflamatórios'.

Por isso, segundo Lívia, é importante, independente da faixa etária, é recomendado que se mantenham as medidas de biossegurança para evitar a expansão dos vírus, como distanciamento social, o uso de máscara de proteção e o uso constante do álcool em gel.

Os casos suspeitos e confirmados de SIM-P devem ser notificados ao Ministério da Saúde, de forma universal, isto é, por qualquer serviço de saúde ou pela autoridade sanitária local ao identificar indivíduo que preencha a definição de caso. A notificação individual da SIM-P não deverá ser restrita às unidades de saúde com Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) instalado, entretanto, naquelas onde há NHE instalado, este deverá participar das atividades relacionadas à notificação. Mais informações sobre o assunto estão no site oficial - https://is.gd/simpcovid.

Rodson Lima, SES