Governo nomeia tenente-coronel da FAB para comandar diretoria responsável pelo Enem

Alexandre Gomes da Silva assume o cargo após o diretor anterior, Carlos Roberto Pinto de Souza, morrer devido à Covid.

BATANEWS/G1 / G1


O governo federal nomeou o tenente-coronel aviador Alexandre Gomes da Silva para comandar a Diretoria de Avaliação da Educação Básica . A área é responsável, entre outras ações, pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e integra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC).

A educação básica é a etapa de ensino que compreende desde a educação infantil até o ensino médio.

A nomeação do tenente-coronel está no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (5). No mesmo documento, o ministro chefe da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto, assina a exoneração de Renata Mesquita D'Aguiar do cargo de diretora de Gestão de Fundos e Benefícios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ainda não há nomeação para ocupar a função dela.

Alexandre é da Força Aérea Brasileira (FAB) e ocupa o cargo após o diretor anterior, Carlos Roberto Pinto de Souza, morrer devido à Covid-19 aos 59 anos. Ele trabalhava na autarquia desde 2019.

A Diretoria de Avaliação da Educação Básica é responsável, segundo o governo, por:

Definir e propor parâmetros, critérios e mecanismos para avaliar a educação básica;Promover e articular com as redes estaduais e municipais de ensino a realização das avaliações;Definir e propor parâmetros, critérios e mecanismos os processos de certificação de competências;Apoiar estados, Distrito Federal e municípios a desenvolver projetos e sistemas de avaliação da educação básica;Promover avaliações comparadas, articuladas com organismos internacionais;Liderar e acompanhar a elaboração de documentos normativos referentes a exames e avaliações da educação básica.

Troca de comando no Inep

Há uma semana, o governo exonerou o então presidente do Inep, Alexandre Lopes. Ele estava no cargo desde maio de 2019. Em uma nota pública, servidores da autarquia apontavam "graves riscos" com a "descontinuidade de gestão".

"A descontinuidade de gestão, com sucessivos períodos de instabilidade, tem contribuído fortemente para comprometer a execução do importante trabalho da autarquia na Educação", afirma a Associação dos Servidores do Inep (Assinep).

No lugar de Lopes, foi nomeado Danilo Dupas Ribeiro, que chefiava a Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior no MEC.