País em transe: Fachin anula condenações e torna Lula elegível

BATANEWS POR MáRIO SéRGIO LORENZETTO / CAMPO GRANDE NEWS


Foto: Divulgação

Ficam anuladas todas as decisões da Lava Jato relacionadas a Lula. O ex-presidente está, no momento, livre dos julgamentos relativos ao sítio de Atibaia, ao triplex do Guarujá e ainda a dois processos relacionados com o Instituto Lula. Assim, todas as condenações de Lula em segunda instância ficam anuladas. Lula está livre para concorrer ao pleito de 2022.... e será candidato.

Recurso irá para o plenário. É certo que o Ministério Público Federal ingressará com recurso contra a decisão de Fachin. Ele não será julgado pela Segunda Turma do STF, onde certamente, Lula voltaria a vencer. O plenário julgará esse recurso.

Por enquanto, o julgamento de Lula irá para Brasília. Com a decisão de Fachin, caso corroborada pelo Plenário do STF, os processos deverão ser enviados para a Sessão Judiciária do Distrito Federal, onde deverão ser iniciados do zero.

Fachin diz que não há relação entre os desvios de dinheiro da Petrobras e as acusações de Lula. 'Não há correlação entre os desvios praticados na Petrobras e o custeio da construção do edifício ou das reformas realizadas no tal triplex'. Como os outros processos são correlatos, Fachin entende que Lula não poderia ter sido julgado pela Lava Jato de Curitiba.

Livra Lula, mas mantém os demais julgamentos da Lava Jato. A maior surpresa da decisão tomada por Fachin vem da manutenção dos demais processos levados a cabo pela Lava Jato curitibana. O ministro do STF entende que somente Lula foi julgado incorretamente por Moro e pelos Procuradores da turma de Dalagnoll. Dá uma martelada no cravo e libera a ferradura. Tenta agradar os curitibanos e os petistas.

A pesquisa do novo Ibope e a explosão de ódios. A confirmar a pesquisa recentemente realizada pelo novo Ibope, agora denominado IPEC, colocando Lula e Bolsonaro no segundo turno, o país verá uma explosão de ódios acumulados ao longo de duas décadas.

Fachin tira o Moro do buraco? Causa surpresa a reação de Deltan Dalagnol frente ao torpedo emitido por Fachin. Não só elogiou o ministro do Supremo como não reagiu à decisão. A especulação que começa a se formar é a de que Fachin está buscando salvar Moro do pedido de suspeição que paira sobre suas decisões, podendo enterrá-lo para sempre. O mundo jurídico é mais complexo que nós, reles mortais, podemos imaginar sobre o paraíso onde vivem. Há, no STF, uma clara indisposição com as conversas de bêbados, em botequim, travadas pelos membros da Lava Jato. Também enxergam com maus olhos a decisão de Moro abandonar a toga para fazer política no ministério da Justiça. O fato é que os perseguidores estão sendo perseguidos.