Mandetta supera Bolsonaro em pesquisas para presidência

Político sul-matogrossense e ex-ministro da saúde

BATANEWS/CAPITAL NEWS/LARYSSA MAIER CAPITAL NEWS


Foto: Divulgação

De acordo com pesquisa, realizada pela  Consultoria Atlas, o presidente Jair Bolsonaro lidera simulações de primeiro turno em pesquisa de intenção de votos para presidente, mas perderia para quatro outros citados em simulações de segundo turno, se a eleição fosse hoje: Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), Lula (PT-SP), Ciro Gomes (PDT-CE) e Fernando Haddad (PT-SP). 

A pesquisa divulgada pela imprensa nacional diz que Mandetta tem o maior índice de imagem positiva entre 13 nomes avaliados: 40% dos brasileiros guardam imagem positiva do ex-ministro da Saúde. Atrás dele, aparecem Bolsonaro e Lula (ambos com 36%); o ministro Paulo Guedes (Economia), com 34%; e Haddad, com 30%. A imagem negativa de Mandetta, também de 40%, é a menor do que a de Bolsonaro (60%), Lula (58%) e Guedes (51%). 

Dos 13 avaliados, só o governador Flávio Dino (PCdoB-MA), com 36%, tem imagem negativa menor que a de Mandetta, mas é desconhecido por quase metade do eleitorado nacional (47%).  A boa imagem de Mandetta não o coloca entre os mais competitivos em simulações de primeiro turno, onde aparece na quinta e sexta posições, com 5,2% ou 4,3%, conforme o cenário (com ou sem Lula). Mas nas simulações de segundo turno, Mandetta tem hoje a maior vantagem contra Bolsonaro: 46,6% a 36,9%, quase dez pontos à frente. O Atlas coletou opiniões de 3.721 pessoas por um sistema online de apuração entre 8 e 10 de março, com margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.