Geral
Vereador mantém cultos em igreja e diz não ter 'controle sobre a fé das pessoas'
Mesmo depois de perder assessora e fiel, parlamentar continua com cultos na igreja
BATANEWS/ CAMPO GRANDE NEWS
O vereador de Ponta Porã, município a 323 km de Campo Grande, que ficou famoso nesta semana por imagens de aglomeração durante culto na igreja que é pastor disse que não consegue controlar a fé das pessoas. O vereador Mauro Ortiz (PSDB) não pegou covid até o momento e vai manter a realização dos encontros com as normas de biossegurança.
“É impossível deter a fé das pessoas e estamos fazendo o máximo para aumentar os horários dos cultos e fazer conforme manda as normas de biossegurança', justificou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Modesto (PSDB), disse que não haverá nenhuma recomendação direta para o parlamentar. “Estamos acompanhando. Mas usaram foto de um culto que teve antes da pandemia. É matéria antiga', afirmou.
O vereador Rony Lino (PSDB) está com a doença e foi internado no Hospital Regional de Ponta Porã nesta quarta-feira (17). O prédio do Legislativo passou por uma descontaminação na manhã de hoje (18), mas as sessões vão continuar normais.
No último dia 02, a sessão ordinária foi suspensa devido a morte da servidora do gabinete do pastor Mauro Ortiz. Vítima de complicações da covid, Keila Priscila de Souza Galdino, 39 anos, também era fiel da igreja em que o chefe faz pregações.
No laudo médico do óbito deu pneumonia bacteriana não identificada por decorrente de covid. Segundo o irmão da assessora parlamentar, Luiz Antônio de Souza, o primeiro sintoma que Keila apresentou foi no dia 1º de fevereiro. “No dia 5 ela fez o exame e deu positivo. Aí ela foi para o isolamento domiciliar. Só que no dia 10 de fevereiro ela teve um desconforto maior e levamos ela para a unidade de saúde do município. Ela ficou em observação e piorou. No dia 11 ela foi internada na UTI e de lá não saiu mais', conta.
Keila Priscila tinha obesidade e histórico de cirurgia bariátrica. Ela deixa marido e dois filhos, um de 12 e outro de 14 anos. “Foi triste, porque na segunda-feira o filho dela enterrou a mãe e na sexta foi o aniversário dele de 12 anos. A gente está revezando para cuidar das crianças e amenizar o trauma.'
Assim como o presidente da Câmara, o irmão da assessora parlamentar nega que os vídeos são de agora. “Isso é perseguição política, porque a mesma pessoa que postou essa imagem, apagou poucos minutos depois. O vereador sofre perseguição da imprensa'.
No entanto, o próprio vereador pastor Mauro Ortiz confirmou ao Campo Grande News, que as imagens são de agora. Ele é conhecido na cidade por ser muito bom na pregação.
“Ele é muito usado pelo espírito santo, tem muito unção. As pessoas querem o ouvir falar e entendemos que é um momento difícil e a religião é importante. Minha irmã inclusive o conheceu na igreja em 2019 e foi uma das que participou do processo de convencer ele a disputar as eleições. Como ele conseguiu se eleger de primeira, tem muita gente com inveja', completou o irmão da vítima.
Keila Priscila era a segunda filha de quatro irmãos. Segundo Luiz Antônio desde que a irmã se foi os finais de tarde foram silenciados. “Ela chegava buzinando, abrindo portão, deixando os cachorros fugir. Vinha nos visitar todos os dias para conversar sobre o dia e as crianças dela também ficavam com a gente durante à tarde. Agora ficou um silêncio.'