‘Fecha tudo’ em Campo Grande permite delivery, drive thru e pegue-e-leve

De 22 a 28 de março apenas atividades listadas em decreto podem funcionar, de acordo com restrições publicadas

BATANEWS/MIDIAMAX


(Foto: iFood/Reprodução)

Além de supermercados e farmácias, o decreto que determinou o “fecha tudo' em Campo Grande, publicado na tarde desta sexta-feira (19), destaca como serviços permitidos entre os dias 22 e 28 de março serviços delivery, drive trhu e pegue-e-leve.

Apesar da publicação não especificar, entende-se que os serviçõs de delivery, drive thru e pegue e leve são voltados a empresas do ramo alimentício, já que a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) havia solicitado ao prefeito Marquinhos Trad (PSD) que fossem liberados o drive thru e pegue e leve.

“Só com o delivery liberado, os entregadores terão que fazer as entregas mais rápidos, aumentando os risco', explicou Juliano Wertheimer, que é presidente da Associação.

O decreto que oficializa as medidas foi publicado em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), na tarde desta sexta-feira (19). Assim, ele destaca que é preciso respeitar regras de biossegurança. Então, empresas devem funcionar com “o limite máximo de lotação de 40% da capacidade total permitida'.

Além disto, deve ser respeitado o toque de recolher vigente. Ou seja, das 20h às 5h é proibida a circulação de pessoas na Capital. O horário foi definido pelo Governo do Estado, então todos os municípios também seguem esta medida.

A semana “fecha tudo' foi uma alternativa encontrada pela Prefeitura de Campo Grande para evitar a adoção de um lockdown, quando as medidas são mais restritas e podem impedir até mesmo a circulação de pessoas. Com a medida atual, feriados municipais de 2020 e 2021 foram antecipados e a restrição de circulação ocorre apenas no horário do toque de recolher.