Pequenos produtores apostam no cultivo de soja orgânica

Iniciativa é apoiada pelo Governo do Estado

BATANEWS/CAPITAL NEWS/LETHYCIA ANJOS CAPITAL NEWS


Foto: Ilustrativa

Pequenos produtores do município de Ponta Porã, no interior do estado, estão apostando na produção de soja orgânica. O processo de transição entre o sistema convencional e o orgânico recebeu apoio técnico da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Oeste).

Conforme o produtor Marcos Ambrust, do Distrito de Nova Itamarati, em sua propriedade foram cultivados 14 hectares de soja BRS 511, os grãos possuem resistência genética à ferrugem-asiática da soja. O pesquisador da Agraer, Rogério Franchini identificou com grande eficiência intercorrências fitossanitárias, controladas por controle biológico. 

O uso de agrotóxicos não é permitido no cultivo orgânico, por isso o controle de plantas “invasoras” foi realizado manualmente pelo produtor junto a colaboradores, gerando assim serviços para terceiros. Conforme o divulgado durante o preparo da área de plantio, houve aplicação de pó de rocha e fosfato natural de Bonito e adubo orgânico. Os produtores têm expectativas de que o plantio gere uma produtividade entre 45 a 50 sacas por hectare. 

Após o processo de transição da produção convencional para a orgânica foi realizada a primeira colheita da soja no início deste mês no lote de Djones, pertencente a Cooperativa dos Agricultores Familiares da Itamarati (Cooperati). 

Diretor executivo da Agraer, Fernando Nascimento ressalta a importância do acontecimento. “É um momento histórico para a agricultura familiar, pois poderá colocar um produto diferenciado no mercado, cuja demanda cresce a cada dia, além de benefícios que o solo e os recursos hídricos receberão, com a redução do uso de produtos químicos, favorecendo a microfauna do solo e a qualidade dos mananciais”, destacou via assessoria.  

Em 2020 a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), lançou o Programa Pró-Orgânico com intuito de desenvolver as diferentes cadeias produtivas agroecológicas e orgânicas, assim como o extrativismo sustentável em Mato Grosso do Sul. Conforme a assessoria, a ideia é interagir com outras políticas públicas e fomentar a produção orgânica no estado.

Divulgação/Portal MS

Produção de soja orgânica