Federação leva jogos de Corinthians e Palmeiras para Volta Redonda

Time alvinegro pega Mirassol nesta terça, e alviverde deve jogar na quarta com São Bento

BATANEWS/FOLHA/ALEX SABINO


Foto: Divulgação

Horas depois de publicar nota na qual confirmava a suspensão do Campeonato Paulista até o próximo dia 30, seguindo as restrições impostas pelo governo de São Paulo, o presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Reinaldo Carneiro Bastos, telefonou para presidentes de quatro clubes do estado para perguntar se eles conseguiriam jogar nesta terça (23) em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

A ideia inicial da entidade era dar prosseguimento ao Estadual com uma rodada dupla no Estádio da Cidadania, na cidade fluminense, com São Bento x Palmeiras e Mirassol x Corinthians. A informação foi divulgada originalmente pela ESPN.

A partida do Corinthians foi confirmada pela federação para esta terça, às 21h (transmissão do Premiere). Já a do Palmeiras deve ficar para quarta (24), ainda sem horário definido.

Todos aceitaram a ideia apresentada por Bastos de jogar fora do estado, mas a decisão repentina da entidade, somada à falta de mais informações, deixou os clubes desorientados.

O São Bento divulgou no início da noite que não viajaria nesta segunda por falta de confirmação da FPF. Os jogadores do time, inclusive, já estavam dentro do ônibus quando veio notícia do cancelamento da viagem. Já o Palmeiras se recusou a jogar nesta terça.

O volante palmeirense Felipe Melo criticou a decisão em uma rede social. 'Então em outros estados não têm mais vírus? A gente não pode jogar em SP, mas pode jogar fora de SP? É isso mesmo? Avisem aí, pra eu levar minha família pra lá! #queJesusnosguarde', escreveu.

A distância de Volta Redonda para a cidade do interior paulista é de 409 km. Da capital até o município fluminense é de 317 km.

Consultada, a Prefeitura de Volta Redonda não se opôs ao recebimento dos jogos. A demanda de Carneiro Bastos teve o auxílio da Ferj (Federação Estadual do Rio de Janeiro) e o primeiro contato foi feito pela CBF.

As autoridades municipais consideram como estável a situação da Covid-19 em Volta Redonda. O número total de casos até esta segunda era de 21.395. Já são mais de 500 mortes no município. Até o final da última semana, 89% dos leitos da UTI estavam ocupados.

Não está claro se a FPF deseja realizar as rodadas seguintes do torneio no Rio. A intenção é conseguir adiantar partidas de equipes que disputem outras competições, como Copa do Brasil, Libertadores ou Sul-Americana, para poder manter o término do Paulista em 23 de maio, mesmo com a suspensão e a impossibilidade de jogar em São Paulo.

A CBF queria aproveitar a ida de clubes para a cidade fluminense e realizar rodadas da Copa do Brasil no município, mas a prefeitura de Volta Redonda afirmou que apenas os jogos do Paulista serão disputados, pois as tratativas com a FPF para a realização dessas partidas já estavam adiantadas.

'Houve conversa preliminar [sobre a Copa do Brasil], mas a prefeitura não bateu o martelo. Os jogos da Copa do Brasil não vão acontecer. Não haverá jogos da Copa do Brasil em Volta Redonda', disse a prefeitura de Volta Redonda, em nota enviada ao jornal O Globo.

Quando João Doria (PSDB) anunciou a paralisação do futebol em São Paulo por 15 dias a partir de 15 de março, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, havia dito que o estado estava de 'braços abertos' para receber os jogos. Pouco depois, voltou atrás.

Cotada como possibilidade ainda no início das discussões sobre onde o Estadual poderia ser jogado, a cidade do Rio de Janeiro não receberá partidas do Paulista neste momento, inclusive porque suspenderá as partidas do Campeonato Carioca na capital.

'Na cidade do Rio não pode [ter o Campeonato Carioca], no Caio Martins [em Niterói] também não', afirmou Eduardo Paes (DEM), prefeito da cidade do Rio de Janeiro, em entrevista coletiva com o prefeito de Niterói, Axel Grael.

Ambos decretaram o fechamento de todos os serviços não essenciais nas cidades a partir de sexta-feira (26), em medida que causou atrito com o governador do estado. Castro ameaçou ir à Justiça para derrubar os decretos municipais.

Em São Paulo, Doria seguiu recomendação do Ministério Público, que pediu a paralisação de eventos esportivos e religiosos no estado por causa do aumento de casos de Covid-19. A FPF não concordou com a decisão e tentou revertê-la, sem sucesso. A alegação é que o protocolo sanitário usado no futebol é seguro e foi assinado também pelas autoridades.

A procura por realização de jogos em outros estados não é nova. Palmeiras x São Bento chegou a ser marcado para Belo Horizonte na semana passada, mas não aconteceu porque Minas Gerais também aumentou as restrições.