Governo do Estado recebe do Ministério da Saúde remessa de medicamentos para intubação em UTI

BATANEWS/SES-MS


Foto: Divulgação

O governo do Estado recebeu nesta sexta-feira (26.3) lote de medicamentos de intubação orotraqueal (IOT), também conhecido como Kit intubação, enviados pelo Ministério da Saúde. A Secretaria de Estado de Saúde irá fazer a distribuição diretamente aos hospitais a partir desta sexta-feira.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, alertou que os estoques estão críticos e que os medicamentos são de extrema importância para continuar a internação daqueles que precisam de um leito de UTI. “Estamos nos empenhando para que a população tenha o atendimento adequado, enquanto continuamos no enfrentamento contra COVID', disse.

Foram entregues 14,7 mil unidades de medicamentos, sendo 4,3 mil ampolas de bloqueadores neuromusculares e 10,4 unidades de sedativos. Os medicamentos são essenciais para intubação dos pacientes que estão internados em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

O Kit intubação será distribuído aos hospitais que estão no mapa de leitos do plano de contingencia para Covid, conforme resolução 39 CIB/SES. A Resolução considera os dados enviados semanalmente por hospitais, informando Estoque e consumo médio mensal, enviados semanalmente pelas unidades hospitalares.

A Secretaria de Estado de Saúde também realizou compra própria de medicamentos do kit intubação, através de processo licitatório e aguarda a entrega pelas empresas vencedoras da licitação.

Em Mato Grosso do Sul, 1.144 pessoas estão internadas, sendo 656 em leitos clínicos e 488 em leitos de UTI, públicos e privados.

Texto: Airton Raes