Fundesporte dá aval e, contra decreto, Federação segue com jogos de futebol

Documento elaborado pela federação de futebol garante que todas as medidas de biossegurança serão adotadas

JHEFFERSON GAMARRA / CAMPO GRANDE NEWS


Atleta do Operário durante realização de teste para covid-19 (Foto: Rodrigo Moreira / Operário FC)

Mesmo com o decreto do Governo do Estado, que instituiu medidas para tentar frear o avanço da covid-19 em Mato Grosso do Sul, o campeonato sul-mato-grossense de futebol segue a todo vapor.

A continuidade do campeonato, tem como base um documento elaborado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), que permite a sequência da competição e transfere a responsabilidade do cumprimento das medidas sanitárias para a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul).

“Tais eventos podem ser realizados de acordo com seus cronogramas, e possíveis medidas restritivas serem aplicadas apenas quando estes operarem em desacordo com o ato normativo estadual e as diretrizes da CBF, condicionando tal autorização a que a FFMS se responsabilize pelo cumprimento total do protocolo apresentado, sob pena de imediata interrupção', informou o ofício assinado pelo diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda.

Ainda de acordo com o documento, o presidente pontua que “a paralisação do campeonato resultaria em prejuízo para atletas e clubes', devido aos contratos trabalhistas e contratos de patrocínios já firmados.

Um documento elaborado pela diretoria da federação de futebol e assinado pelo presidente, Francisco Cesário, segue à risca as recomendações de órgãos governamentais e autoridades sanitárias. O plano reúne medidas de contingenciamento dos profissionais envolvidos nas partidas e diretrizes operacionais básicas.

Entre as medidas, além de jogos com portões fechados e limitação de pessoas envolvidas nas partidas, a federação garante testagem de todos os envolvidos nos jogos e orientações que vão desde a concentração dos atletas, chegada no estádio até as entrevistas que sucedem os confrontos.

Segundo a federação, o descumprimento das recomendações estarão sujeitas a sanções determinadas Justiça Desportiva, com base no Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Para consultar o documento completo com as medidas de segurança da FFMS, clique aqui.