Em conversa com nossa reportagem a Professora Sônia Nantes, homenageada na segunda-feira (20), com o diploma “Centenário de Paulo Freire”, falou sobre a educação em um contexto geral e deixou uma mensagem a todos.

Sônia Nantes de Lima: Início minha fala citando ele Paulo Freire "A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem." Coragem essa que ao longo da minha caminhada na Educação tenho demonstrado através do meu trabalho, não sou professora por falta de opção eu escolhi o magistério para minha vida.

A educação se faz de histórias e vivências transparentes, infelizmente estamos vivenciando um sucateamento na educação onde não se tem feito grandes investimentos estrutural e humano. Essa homenagem divido com todos os meus companheiros de profissão que vem se reinventado diariamente, sofrido com as mazelas e a falta de estrutura, aqueles que estão na linha de frente fazendo do limão azedo uma doce limonada.

O discurso pedagógico é um meio de produzir conhecimentos, dar vozes e valor a uma sociedade, promovendo assim, a construção do saber, do desenvolvimento moral e intelectual, considerando as infinitas possibilidades discursivas, advinda dos diferentes contextos sociais.

Necessitamos de uma sociedade justa e igualitária onde todos tenham as mesmas oportunidades. Pode ser utopia da minha parte, mas sonho com um dia onde os interesses dos políticos seja um bem comum, maior do que sigla partidária. Já dizia Paulo Freire: "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo." E não, não existe outra saída, um plano B, só existe esta saída e sempre só será esta a definitiva salvação, socialmente falando.

Por último e não menos importante, agradeço a Deus pelo DIREITO de ser Professora e poder Professar, somar, dividir, multiplicar meus conhecimentos com todos aqueles que estão disponíveis para a educação assim como eu.

 Meu muito obrigada ao Deputado Pedro Kemp pela oportunidade e a minha família e amigos  pelo apoio consistente ao longo da minha jornada. Gratidão sempre.

Professora  Sônia Nantes.