MS terá tempestade com ventos de até 100 km por hora e 58 cidades estão em risco

Meteorologistas preveem tempo severo no fim de semana e há possibilidade até de temporal de poeira

MIDIAMAX


Meteorologia alerta para quedas de árvores e falta de energia. - Marcos Ermínio/Midiamax

Batayporã consta na lista.

A maioria das cidades de Mato Grosso do Sul já estão em alerta para o perigo de tempestade neste sábado (23). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um aviso e 58 cidades correm risco de alagamentos e cortes de energia elétrica. 

O alerta foi emitido na madrugada deste sábado (23) e segue até a meia-noite. Os meteorologistas avisam que as chuvas serão fortes, com acumulados de até 100 mm em um dia. Os ventos também serão intensos e podem chegar a 100 km por hora. Meteorologistas alertam para o risco de queda de granizo no Estado.

Diante do risco de tempestade, os municípios da região centro-norte, sul, sudoeste e pantaneira podem registrar cortes de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos. O Inmet deu orientações aos moradores das regiões em risco.

“Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)'.

Depois dos estragos causados pela última tempestade, Campo Grande já se prepara para a chuva deste fim de semana. A Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) já foi intimada a realizar reparos preventivos na Capital, para evitar pontos de alagamentos, pois a previsão indica que poderá chover 73 mm somente na manhã de domingo (24).

O meteorologista Natálio Abrahão, da Estação Meteorológica Uniderp, explicou que a chuva chegará a Campo Grande já na noite de sábado (23) e se estenderá até a madrugada de domingo.

A meteorologia do Climatempo aponta possibilidade de ocorrer novo temporal de poeira em Mato Grosso do Sul neste fim de semana. Apesar de menos intenso, há risco iminente de vendaval e possibilidade de levantamento de poeira novamente. Isso devido à combinação de vários fatores: a chegada de temporal, vendavais e solo seco geram a possibilidade da formação de nova nuvem de poeira.

Modelos meteorológicos apontam que áreas de instabilidade voltam a espalhar fortes temporais no Estado no domingo, por conta de sistema de baixa pressão atmosférica que se forma entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul. Além disso, a passagem de frente fria canaliza a umidade que vem da Região Norte e atravessa o Estado.

Para este sábado (23), o Inmet prevê risco principalmente para as 58 cidades de MS listadas a seguir. A relação de municípios em risco pode mudar, já que a previsão é de tempestade durante todo o fim de semana.

Confira cidades em risco
Para este sábado (23), o Inmet prevê risco principalmente para as 58 cidades de MS listadas a seguir. A relação de municípios em risco pode mudar, já que a previsão é de tempestade durante todo o fim de semana.

Amambai
Anastácio
Anaurilândia
Angélica
Antônio João
Aquidauana
Aral Moreira
Bataguassu
Batayporã
Bela Vista
Bodoquena
Bonito
Caarapó
Campo Grande
Caracol
Corguinho
Coronel Sapucaia
Corumbá
Deodápolis
Dois Irmãos do Buriti
Douradina
Dourados
Eldorado
Fátima do Sul
Glória de Dourados
Guia Lopes da Laguna
Iguatemi
Itaporã
Itaquiraí
Ivinhema
Japorã
Jaraguari
Jardim
Jateí
Juti
Ladário
Laguna Carapã
Maracaju
Miranda
Mundo Novo
Naviraí
Nioaque
Nova Alvorada do Sul
Nova Andradina
Novo Horizonte do Sul
Paranhos
Ponta Porã
Porto Murtinho              
Ribas do Rio Pardo
Rio Brilhante
Rochedo
Santa Rita do Pardo
Sete Quedas
Sidrolândia
Tacuru
Taquarussu
Terenos
Vicentina