Bolsonaro chama Petrobras de 'monstrengo' e critica reforma tributária em tramitação no Congresso

Em entrevista a rádio do Espírito Santo, presidente voltou a criticar a estatal e disse que quer privatizar parte dela, sem dar detalhes

BATANEWS/REDAçãO O ESTADãO


BRASÍLIA - O presidente Jair Bolsonaro fez críticas nesta quarta-feira, 10, à Petrobras e à reforma tributária em andamento no Congresso. Em entrevista para a Rádio Cultura FM do Espírito Santo, ele disse que as alterações no sistema de cobrança de impostos não são o que o governo esperava.

'A tributária é complicada. Passei 28 anos como parlamentar. Essa reforma que está aí não era o que a gente esperava, mas está caminhando, a gente espera que dê certo', declarou. O texto, no entanto, está travado no Congresso.

Com alta da gasolina, inflação fica em 1,25% em outubro e chega a 10,67% em 12 meses

Bolsonaro ainda voltou a criticar a Petrobras. Chamou a estatal de 'monstrengo' e disse querer privatizar 'parte dela' - sem, contudo, dar detalhes. 'Não tenho ingerência sobre a Petrobras. Espero privatizar parte dela, o que não é fácil. Petrobras é um monstrengo, uma estatal com monopólio e vive a vida em função dela', afirmou o presidente, que já disse que a petrolífera deveria gerar menos lucro.

Um dia após a Câmara dos Deputados aprovar a PEC dos precatórios em segundo turno, Bolsonaro ainda voltou a dizer, durante a entrevista, que o governo não pode pagar um benefício acima de R$ 400 no Auxílio Brasil. 'A gente sabe que não pode dar mais do que isso para a inflação não explodir', declarou. 'É, eu posso me dar bem (com o programa), mas não quero que o povo passe fome.'

Ao postergar o pagamento de dívidas transitadas em julgado e mexer no teto de gastos, a PEC dos precatórios abre espaço fiscal para pagar o Auxílio Brasil de R$ 400 até o fim de 2022, ano eleitoral, e para ampliar o pagamento de emendas parlamentares. A proposta agora tem de passar pelo Senado.