Produção agrícola em Mato Grosso do Sul sofre queda de mais de 10%

Estimativa era que produção chegasse a mais de 19 milhões de toneladas, cerca de 2,6 milhões a menos que ao ano passado

BATANEWS/REDAçãO


Produção sofreu baixa durante a pandemia em MS - Crédito: Edemir Rodrigues

A produção agrícola para este ano em Mato Grosso do Sul ficou abaixo da estimativa feito em relação ao ano passado, caindo pelo menos 11,2%. 

Neste ano, a safra estimatida ficou em 19,3 milhões de toneladas - 2,66 milhões de toneladas a menos comparado com a estimativa do ano anterior.

Por outro lado, a área colhida é de 5,59 milhões de hectares, número 7% maior em comparação ao período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (11).

A soja, o milho e o algodão são os três principais produtos deste grupo e, somados, representaram 98,8% da estimativa da produção e responderam por 98,4% da área a ser colhida. Em relação a 2020, houve acréscimo de 8,3% na área da soja e de 6,6% na área do milho. Houve um decréscimo de 27,3% na área de algodão.

O estado tem a 5ª maior participação na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas do país, com 7,7% da produção total.

Como notícia positiva para este ano, a soja em grão garantiu mais de 12 milhões de tonelada, recorde da série do instituto, com um aumento de 11,9% em relação ao ano passado.

Dessa forma, o estado sul-mato-grossense tem a quinta maior produção de soja do país, responsável por 9,1% do total.