Esportes
Análise: Fortaleza afunda memórias da Série C, ressurge com grandeza e alcança Libertadores
O time de Vojvoda ainda segue em busca da vaga na fase de grupos da competição internacional
BATANEWS/GLOBOESPORTE
No início da temporada poderia parecer surreal para o torcedor tricolor a conquista que o Fortaleza acaba de cravar de forma inédita. Vindo de um ano em que brigou para se manter na Série A, passando por uma série de reformulações, o Leão entrou na temporada 2021 sonhando com uma competição internacional, mas uma Sul-Americana. Rodada após rodada, o objetivo foi se renovando. Ver o Fortaleza no topo da tabela foi virando rotina, assim como comemorar tabus quebrados. Com a vitória em cima do Juventude, o time reafirma que é ainda mais histórico.
+ Confira as novidades do Fortaleza
E como são nas decisões, o duelo contou com um herói improvável. Valentín Depietri chegou ao Fortaleza no meio do trabalho já em construção, ganhou oportunidades com ausências e lesões de outros atacantes e havia colaborado com assistência até aqui. O esperado gol veio em um momento que sempre será lembrado. Aos 36, Douglas saiu mal no tiro de meta, e Depietri balançou as redes, levando o torcedor às lágrimas.
O time ainda segue na briga pelo G-6, para carimbar o passaporte na fase de grupos da competição. Pela grande campanha em 2021, é fácil dizer que a vaga na Libertadores era uma obrigação, mas com o grito de felicidade com a conquista vêm as lembranças do caminho até essa glória.
Os oito anos de Série C, as vezes em que o acesso bateu na trave, a enfim ida para Série B em 2017, a campanha meteórica de 2018 com título comemorado na segunda divisão. O retorno para a Série A, conquista de Copa do Nordeste, vaga na Sul-Americana e a consolidação como grande força no futebol regional e nacional.
Com a vitória diante do Juventude, o Fortaleza bateu a própria marca e faz a melhor campanha da história do futebol cearense na Série A dos pontos corridos. Com 36 partidas, a equipe somou 55 pontos, dois a mais que os 53 conquistados em 2019.
O trabalho do Fortaleza em 2021 merece aplausos e menções, mas é fruto de um longo caminho até aqui. Ninguém melhor que o torcedor sabe disso.
Os 90 minutos
A torcida tricolor compareceu em peso na Arena Castelão, transformou o estádio com as cores do Fortaleza . Não ficaram em silêncio em nenhum momento. A energia das arquibancadas chegou no campo e os jogadores do Fortaleza começaram com força total. Logo no primeiro lance, Éderson e Pikachu finalizaram para a meta, mas a defesa levou a melhor. Aos 13 minutos foi a vez de Robson receber de David e perder uma boa chance.
O Leão foi dominando o jogo e em diversos momentos precisou ficar trocando passes no meio-campo, por conta das linhas fechadas do Juventude na defesa. Aos 25, Matheus Vargas serviu bem Pikachu, mas jogador ficou sem ângulo e mandou para Douglas. Aos 39, David cruzou rasteiro, Robson passou da bola e Michel Macedo quase colocou para dentro do próprio gol.
O time foi para o intervalo com a sensação de que já poderia ter a vantagem no placar. Foram oito finalizações do Tricolor na primeira etapa e muita movimentação no ataque. Já o Juventude não teve tanta liberdade e buscou se proteger.
Logo nos primeiros minutos do segundo tempo, Osvaldo entrou em campo no lugar de Crispim. O atacante pedia passagem para voltar a atuar e foi atendido. Assim que entrou, Osvaldo participou de um lance de perigo. Aos 13 do segundo tempo, Pikachu chegou bem e na sequência Osvaldo mandou para o gol, mas Douglas ficou com a bola.
Os donos de casa tiveram que trabalhar bem mais depois da metade do segundo tempo. Aos 19, Sorriso mandou de cabeça na meta do Fortaleza e Boeck fez uma grande defesa, garantindo que o gol do Leão não fosse vazado. O Juventude ainda testou com Vitor Mendes.
Quando a equipe visitante vinha buscando o gol, Vojvoda promoveu outras mudanças e colocou em campo Romarinho, Wellington Paulista, Depietri e Lucas Lima. Com outro time em campo, o Leão conseguiu uma boa jogada de Depietri após erro da defesa do Juventude e garantiu o gol da vitória.
Restam dois desafios para o Leão: Cuiabá e Bahia. O Fortaleza tem 55 pontos, é o quinto colocado na tabela e depende apenas de si para estar na fase de grupos da Libertadores. As chances são de 98%.
Jogue Junto, Seja Sócio!