Esportes
Torcedores do Athletico protagonizam atos de racismo na Arena da Baixada na final da Copa do Brasil
Cenas lamentáveis vistas no estádio do Furacão não foram os únicos acontecimentos deploráveis: ônibus do Atlético-MG foi apedrejado e objetos foram arremessados em campo. Confira as imagens
BATANEWS/REDAçãO
A bonita festa da torcida do Athletico na finalíssima da Copa do Brasil na noite desta quarta-feira, na Arena da Baixada, acabou ofuscada por atos racistas. Alguns torcedores imitaram macacos e fizeram sinais em referência à cor da pele em direção a torcida do Atlético-MG durante a partida.
A jornalista Bianca Molina da Rede Bandeirantes filmou os atos racistas na Arena da Baixada. Nos vídeos, é possível ver torcedores do Furacão passando a mão no braço, destacando a pele branca.
Em outro vídeo, uma mulher no camarote do estádio fez uma imitação de um macaco. Um torcedor do próprio Athletico escalou a grade que dá acesso ao local para questionar a atitude.
O delegado Luiz Carlos de Oliveira da Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), de Curitiba, afirmou que eles receberam as imagens pelas redes sociais e vão investigar os casos.
- Vamos saber em que circunstâncias esses atos ocorreram e, primeiramente, identificar as pessoas e responsabiliza-los, se for o caso. Vimos que se trataram de torcedores do Athletico Paranaense, pois eles estavam com as camisas do clube.
No final da manhã desta quinta-feira, o Athletico se pronunciou nas redes sociais. O Furacão divulgou nota falando que o "racismo é inaceitável e, mais do isso, criminoso" e que "o clube não medirá esforços para investigar os acontecimentos, identificar os responsáveis e repassar todas as informações às autoridades competentes"
Outros atos de violência
Estes não foram as únicas cenas deploráveis vistas na noite desta quarta. Antes da partida, o ônibus do Atlético-MG foi apedrejado por torcedores do Athletico na chegada ao estádio. As duas torcidas são rivais e chegaram a brigar dentro da Arena da Baixada no confronto pelo Brasileiro.
Durante todo o jogo, também foi possível ver diversos objetos arremessados no gramado. Após o gol de Pedro Rocha anulado no primeiro tempo, um tênis foi atirado da torcida do Athletico no campo. O árbitro Anderson Daronco relatou na súmula de dois calçados e diversos copos com líquidos foram jogados no campo durante a partida.
Ficha técnica de Athletico x Atlético-MGVídeos: gols e melhores momentosVeja a premiação da Copa do Brasil
Mais notícias do Furacão no TwitterEstatísticas do Athletico na temporada 2021
O Atlético-MG venceu a partida por 2 a 1 e foi campeão da Copa do Brasil com um placar agregado de 6 a 1. O Galo também conquistou o Campeonato Mineiro e o Campeonato Brasileiro na temporada.
GloboEsporte.com / Letícia Paris, Alexandre Senechal e Guilherme Moreira