Geral
Os momentos inusitados e bizarros do MMA e do UFC em 2021
Teve lutador ejetado do cage, dedo decepado, "kickboxing siamês", lançamento de coquilha, golpe de quadril...
BATANEWS/GLOBOESPORTE
O MMA é um esporte pródigo na produção de momentos assustadores, bizarros e inusitados. Os lutadores colocam tudo em jogo no cage e o resultado às vezes é espetacular, às vezes é cômico, às é tão doloroso de se ver quanto de se sentir. Vamos lembrar alguns dos lances mais marcantes e infames de 2021.
AVISO: MUITAS DAS IMAGENS ABAIXO SÃO FORTES. Caso seja sensível a fotos de lesões gráficas, siga para a próxima página.
A luta acabou, mas a briga continuou
Em fevereiro, o KSW 58 virou cena de um tumulto generalizado dentro do cage em Lodz, na Polônia. Ao final de uma das lutas do card, o peso-meio-médio Shamil Musaev foi anunciado vencedor contra Uros Jurisic por decisão dos juízes. A equipe de Jurisic discordou veementemente do veredito e protestaram. Os seguranças da organização mantiveram os treinadores apartados momentaneamente... Mas esqueceram dos lutadores. Jurisic pôs o dedo na cara de Musaev, que o agarrou e derrubou. Os companheiros de equipe de cada um logo se juntaram à pancadaria, que levou minutos para ser contida.
Já vai?
Esta não foi no MMA, foi no kickboxing. Em fevereiro, no evento Glory Kickboxing, em Roterdã, na Holanda, o surinamês Murthel Groenhart enfrentou o franco-camaronês Cedric Doumbe pelo cinturão peso-meio-médio. Durante o segundo round, Groenhart tentou uma joelhada voadora. Mas Doumbe esquivou o golpe, e o surinamês passou voando por cima dele e para fora do ringue. Ele ainda se desequilibrou na corda e acabou caindo de costas na quina da lona. Groenhart ainda voltou à luta, mas foi nocauteado pouco depois.
Presta atenção, árbitro!
Em abril, a luta entre Rustambek Amanbaev e Saikhan Dzhabrailov pelo ACA Young Eagles, na Chechênia, terminou em nocaute. O problema é que o árbitro não havia ainda autorizado o início do terceiro round. Ele ainda estava retirando os segundos e fechando a porta do cage; quando se virou, Amanbaev já tinha nocauteado Dzhabrailov. A luta terminou declarada "No Contest" (luta sem resultado).
Ué, cadê meu dedo?
Em abril, no CFFC 94, nos EUA, uma lesão bizarra encerrou o combate entre o russo Khetag Pliev e o americano Devin Goodale. Não ficou claro em que momento da luta aconteceu, mas Pliev teve o dedo anelar decepado. Ele nem reparou que tinha perdido o dedo até retornar ao seu córner. O combate foi encerrado e declarado "No Contest" (luta sem resultado), e todos passaram a procurar o dedo pelo cage. Por sorte, a extremidade foi encontrada agarrada na própria luva de Pliev e reinserido através de cirurgia.
Ironia cruel com Weidman
Em 2013, Chris Weidman venceu sua revanche contra Anderson Silva quando o brasileiro quebrou a tíbia num chute baixo. Oito anos depois, o americano esteve do lado inverso da cena de embrulhar o estômago. Em seu combate contra Uriah Hall pelo UFC 261, em abril em Jacksonville (EUA), Weidman deu um chute aos 17 segundos e fraturou a perna exatamente da mesma forma que Spider - a única diferença foi que ele chutou a com a perna direita, e o brasileiro chutou com a esquerda. O ex-campeão operou a perna e teve a ajuda do próprio Anderson para superar o momento difícil.
Desvio de septo forçado
O peso-meio-médio britânico Michael "Venom" Page mostrou no Bellator 258, em maio em Connecticut (EUA), porque é um dos lutadores mais temidos do mundo. Ele acertou uma canelada de encontro no rosto do americano Derek Anderson que estraçalhou o nariz do adversário. Anderson queria continuar, mas o árbitro encerrou a luta e declarou vitória de Page por nocaute técnico.
Sem proteção nos "países baixos"
O americano Jaime Garcia fazia sua terceira luta profissional de MMA no Empire FC, no Mississippi, em maio. Apesar da experiência prévia, Jaime não tinha aprendido ainda a prender a coquilha de proteção à região genital. O objeto caiu de sua bermuda na primeira entrada de queda contra o australiano Isaac Thompson. Sorte dele que o adversário não deu nenhum chute na virilha, mas nem foi preciso: Thompson acertou um soco que fez Garcia perder o protetor bucal e o nocauteou em poucos segundos.
Árbitro "enforca" lutador para encerrar finalização
No WEF Selection 35, no Quirguistão, em maio, o lutador da casa Doolotbek Narmatov finalizou o uzbeque Saidburkhon Saidakbarova numa guilhotina justíssima em apenas 1m30s de luta. Porém, Narmatov segurou a finalização muito além dos tapas de desistência, algo que pode botar em risco a vida e saúde a longo prazo do oponente. O árbitro fez o que pôde para que Narmatov soltasse a posição, até que o pegou pelo pescoço - pareceu até que estava o enforcando - para que ele enfim largasse o pescoço do adversário.
Juiz acrobata
Outro árbitro que roubou a cena foi o da luta entre Artur Astakhov e Iya Shcheglov pelo ACA 123, em Moscou, na Rússia, em maio. Ele estava atrás de Shcheglov quando este foi nocauteado por Astakhov, que prosseguiu com golpes na cabeça do adversário caído. O árbitro foi com muito impulso para afastar Astakhov e, para evitar cair sobre o lutador nocauteado, deu uma cambalhota! Imagina a confusão do Shcheglov, que já não devia estar entendendo muito após sofrer tantos golpes duros, ao ver um homem dando uma cambalhota passando por cima dele.
Octógono virou heptágono durante a luta
No Brutal Fight Night V, em Comodoro Rivadavia, na Argentina, em agosto, o octógono se desmontou durante o combate amador entre Juan Villaseca e Walter Nahuelcheo. Nahuelcheo tentou uma entrada nas pernas de Villaseca para derrubá-lo e o levou até a grade do cage, montado sobre um tatame colocado no chão. A junção entre as paredes do octógono não aguentou o impacto e se soltou, derrubando o tripé da câmera que estava montado atrás. Por incrível que possa parecer, o octógono foi remontado em menos de cinco minutos - a junção das paredes recebeu um reforço de silvertape - e a luta foi retomada.
Mariposa mutante interrompe luta nos EUA
Já viu lutador com medo de inseto? Existe! Foi no Cage Fury Fighting Championships 99, em Mississippi, nos EUA, em agosto. Veterano com passagens pelo UFC, Bellator, Strikeforce e ACB, Nah-shon Burrell parou seu ataque contra Khetag Pliev ao ser "atacado" por uma mariposa. O árbitro interrompeu o combate até o inseto sair da área de luta.
Mau gosto em nome do entretenimento
Em outubro, o evento polonês MMA-VIP rompeu as barreiras entre entretenimento e o mau gosto. Especializado em promover lutas entre celebridades, a organização realizou duas lutas entre um homem e uma mulher. Apesar de outros confrontos intergênero já terem sido promovidos por eventos ao redor do mundo, eles geralmente continham uma lutadora profissional contra homens amadores. No MMA-VIP, os duelos foram entre Piotr "Mua Boy" Lisowski, famoso no TikTok, e Ula Siekacz, conhecida por disputas de queda de braço, e Michal Przybylowicz, o "Ken Polonês", enfrentou Wiktoria Domzalska, filha de um boxeador famoso. Os homens venceram ambas as "lutas" facilmente.
O circo continua
O controverso Fight Circus, evento promovido por um site de conteúdo adulto, retornou para seu terceiro card em 2021. Em novembro, o torneio foi realizado na Tailândia e, entre suas lutas bizarras, teve um confronto entre duas mulheres dentro de uma cabine telefônica (levando à literalidade uma uma gíria em inglês usada para definir uma luta na qual um lutador se vê encurralado no córner) e o "kickboxing siamês", com dois lutadores vestidos juntos numa mesma camisa larga, enquanto podiam usar as duas pernas cada e um dos braços.
Ejetado
Em dezembro, o evento Home Fight Championship 3, em Santa Luzia-PA, por pouco não acabou em tragédia. O lutador Diogo "Galo" Lopes caiu para fora do cage ao sofrer uma joelhada voadora de Romero Reis na luta principal - o impacto de sua queda rompeu a trava da porta do octógono. Apesar de ter caído de uma pequena altura no concreto, Galo não sofreu lesões mais graves e passa bem.
Deixou tudo no cage... literalmente
No Fighting Alliance Championship 11, em dezembro nos EUA, o peso-mosca Justin Little perdeu sua terceira luta amadora de MMA de uma forma bastante desagradável. Após sofrer um chute no estômago, Little vomitou no chão do cage. O árbitro não teve escolhe senão encerrar a luta e declarar vitória por nocaute técnico para seu adversário, Van San.
Quadril and pound
No último evento do UFC em 2021, em dezembro, o peso-pesado Don'Tale Mayes apresentou uma nova e inusitada técnica para golpear seu adversário. Durante seu combate com Josh Parisian, Mayes estava no solo e transitou para a posição norte-sul (quando está por cima com o corpo sobre a cabeça do oponente, mas invertido). Ali, o americano golpeou Parisian repetidamente usando o quadril. O árbitro Herb Dean o advertiu que a técnica talvez fosse ilegal, mas não o puniu. Mayes acabou vencendo por nocaute técnico no terceiro round.
Souvenir incomum
Você já viu atletas jogarem camisas, meias, caneleiras, chuteiras, sapatilhas, tênis para torcedores. Mas Derrick Lewis deve ter sido o primeiro a jogar a coquilha para a plateia. Após sua vitória sobre Chris Daukaus na última luta do UFC em 2021, a "Fera Negra" tirou o item de proteção à sua região genital usado durante o combate e lançou na direção da plateia presente ao UFC Apex. Um fã demonstrou muita vontade para pegar o "souvenir", o que surpreendeu Lewis. Ele disse depois que pretendia beber cerveja na coquilha.
UFC Kattar x Chikadze. Duelo explosivo de pesos-penas para abrir o ano, ao vivo e exclusivo só no Combate!