2021 trouxe a tona as belezas do Pantanal sul-mato-grossense para o Brasil

Com as gravações da novela Pantanal, o restante do país passou a conhecer um pouco mais da fauna e flora do MS

BATANEWS/REDAçãO


Foto: Edir Alves

Em meio às turbulências e percalços de 2021, um dos grandes acontecimentos deste ano foi a 'descoberta' relevante do Pantanal Sul-mato-grossense. Além de entornar que somos de Mato Grosso do Sul, até os próprios moradores do nosso estado descobriram belezas naturais acessíveis e que não se resumem a um ponto turístico do MS.  

Uma dos fatores que mais destacou a fauna e flora do Mato Grosso do Sul é a aparição dos animais silvestres, em meio à natureza desbravante que muitos artistas conseguiram captar. Nem só os artistas, mas os turistas e gente local ficam inteiramente extasiados ao ver quão rico é viver por aqui.

Começamos nossa retrospectiva recheada de animais, lembrando do filhote de jacaré que assustou o pessoal que jogava futebol na Prainha de Anastácio. Janeiro é temporada de cheia nos rios, tornando essas aparições mais frequentes. Quatro dias depois, um jacaré adulto surgiu na rua Quintino Bocaiúva em Aquidauana.  

Os tamanduás tiveram seus momentos de fama pela cidade: em fevereiro, o primeiro deu um rolê na região central do município, mas logo foi levado ao seu habitat. Já o segundo, em outubro, foi experimentar um açaí na lanchonete do Guto Rivera. Não foram apenas os atores da novela Pantanal que estiveram por aqui. A ex bbb Rafa Kalimma visitou a região pantaneira do Estado e ficou surpresa ao encontrar uma onça-pintada caminhando. O humorista Fábio Porchat visitou as nossas terras pantaneiras em agosto e fez o passeio na Estância Caiman, localizada na Zona Rural do município de Miranda, destino turístico muito conhecido da região, acompanhado do Projeto Onçafari - que trabalha com a preservação de onças-pintadas e lobos-guarás.

As rainhas do Pantanal

Não adianta, o que chama atenção mesmo são as onças-pintadas. Elas são as responsáveis pelas nossas principais reportagens! Tivemos onças flagradas na ribanceira do Rio Paraguai, tendo a presa “roubada” por lobinhos e até visitaram o aquidauanense José de Queiroz.   

Os vídeos de sucuris movimentaram os grupos de Whatsapp! Com aproximadamente 7 metros, uma  “nadou” ao lado de mergulhadores da equipe de filmagens do empresário e vice-prefeito de Bonito, Juca Ygarapé, lá no Rio Formoso em Bonito. Recentemente, outra estava “descansando” enquanto digere a comida, no Rio Aquidauana.

Pesca

A temporada de pesca na região começou no dia 1° de março e O Pantaneiro estava lá, acompanhando a Primeira Pesca Feminina de 2021 com o Corujão da Madrugada. Um time de pescadoras esportivas deu o start para a maratona de boas pescarias do ano.

É o caso de José Ricardo Leite Kassar. Com apenas 9 anos, o menino corumbaense ganhou o título de 'Mirim Pantaneiro' ao levar a paixão pela pescaria adiante. Também teve o médico Rafael Toshio, de 28 anos,  tirou da água um jaú de 1,70m, pesando aproximadamente 75 kg.  

Para quem gosta de safari, banho de rio ou pescaria: nossa região atende todos os estilos de turismo e, de quebra, você ainda pode ter um encontro com um desses incríveis animais silvestes. Registrou o encontro? Mande para O Pantaneiro!   

O Pantaneiro/Graziella Almeida e Kamila Alcântara