Papa Francisco diz que rios de sangue correm na guerra da Ucrânia

Os comentários foram os mais fortes que o papa já fez sobre o conflito

PHILIP PULLELLA E CRISPIAN BALMER


© REUTERS/Guglielmo Mangiapane/Direitos Reservados

O papa Francisco rejeitou neste domingo o uso do termo 'operação militar especial' pela Rússia para a invasão da Ucrânia, dizendo que o país está sendo atingido por uma guerra e pedindo o fim imediato dos combates.

'Na Ucrânia, correm rios de sangue e lágrimas. Esta não é apenas uma operação militar, mas uma guerra que semeia morte, destruição e miséria', disse o papa em seu discurso semanal às multidões reunidas na Praça de São Pedro.

Os comentários foram os mais fortes que o papa já fez sobre o conflito no país, embora, como tem acontecido durante todo o conflito, ele não tenha condenado nominalmente a Rússia.

Ele repetiu seu apelo à paz, à criação de corredores humanitários e ao retorno das negociações.

'Nesse país martirizado, a necessidade de assistência humanitária está crescendo a cada hora', disse o papa, falando de uma janela com vista para a praça. 'A guerra é uma loucura, por favor, pare.'

*É proibida a reprodução desse conteúdo