Moradora de prédio de luxo em SP surra cozinheira e dispara: 'negra esquisita'

Edifício só entregou imagens das câmeras após ordem judicial

TOP MíDIA NEWS/THIAGO DE SOUZA


Moradora espanca cozinheira e a chama de 'negra esquisita' - Crédito: Reprodução Metrópoles

Moradora de um prédio de luxo, no bairro dos Jardins, foi flagrada em vídeo, espancando a cozinheira Eliane Aparecida de Paula, em São Paulo. Antes da surra, ela se referiu à vítima como ‘’negra esquisita’’. 

O crime ocorreu em outubro de 2021, na recepção do edifício, mas só agora, por ordem judicial, o prédio liberou as imagens de câmeras de segurança, para o inquérito prosseguir. 

Nas imagens, Patrícia Brito Debatin passa pela cozinheira, que estava a trabalho no local e diz: ‘’que negra esquisita, o que ela está fazendo aí?’’, questionou a moradora. 

Segundo o Metrópoles, a cozinheira retrucou, afirmando que Patrícia estava sendo racista. Na sequência, acabou empurrada. A vítima então chamou a Polícia Militar e denunciou o caso.

Surra

Depois do empurrão na cozinheira, Patrícia vai até a porta de vidro da recepção, a fim de retornar para o apartamento. Eliane tenta impedir que a moradora saia do local para esperar a polícia. Porém, leva puxão de cabelo, joelhadas e tem a cabeça batida contra a parede. 

As agressões só pararam quando um funcionário separou agressora da vítima.  

Crimes

O inquérito só foi aberto em 31 de março, porque as imagens do circuito interno do prédio chegaram à polícia. A acusação é de lesão corporal dolosa e injúria racial. 

Até então, a direção do prédio havia mantido as imagens sob proteção, com a justificativa de que não poderia divulgá-las, pois estaria infringindo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).