Preço do trigo dispara após Índia suspender exportações

BATANEWS/REDAçãO | BRASILAGRO


Preço do trigo dispara após Índia suspender exportações

TRIGO Foto Blog Atomic Agro

A cotação do trigo, que já vinha em alta desde o começo da guerra na Ucrânia, voltou a bater recorde nesta segunda-feira (16) no mercado europeu, após o anúncio da Índia de suspender suas exportações do grão.

A tonelada de trigo para panificação fechou hoje em 438,25 euros (cerca de R$ 2.315) no Euronext, um recorde absoluto para o grão, que já estava sendo negociado a preço de ouro no mercado mundial.

A Índia, o segundo maior produtor mundial de trigo, proibiu no sábado a exportação do grão, a menos que haja uma autorização especial do governo. A decisão foi adotada no momento em que o país vive uma queda de produção devido a ondas de calor extremo.

Nova Deli, que havia se comprometido anteriormente a fornecer trigo aos países frágeis dependentes das exportações da Ucrânia, alegou que a decisão tem como objetivo garantir a 'segurança alimentar' de seus 1,4 bilhão de habitantes.

Também no sábado, os ministros da Agricultura do G7 afirmaram que a suspensão das exportações de trigo indianas 'agravariam a crise' de abastecimento mundial de cereais provocada pela guerra da Ucrânia (AFP, 16/5/22)