Indígena é encontrado morto em Amambai, 20 dias após confronto

Indigenas afirmam que homem foi vítima de emboscada. Outro indígena ficou ferido

BATANEWS/CGNEWS


Indígenas reunidos onde Márcio foi encontrado morto nesta tarde. (Direto das Ruas)

Um indígena, a princípio identificado como Márcio Pereira de 35 anos, foi encontrado morto nesta tarde (14) com um tiro em uma construção em Amambai, a 351 km de Campo Grande. A morte aconteceu 20 dias após o conflito que teve na região e que resultou na morte do indígena Vitor Fernandes, 42 e deixou a população indígena Guapo'y Mirim desesperada e com medo.

Muitos afirmam que seriam uma emboscada. Na ocasião outro indígena ficou ferido. Ele teria contado que um taxista chamou os dois para um serviço, a construção de um muro. Ao chegarem no local, haviam dois indivíduos intimidando-os. A dupla questionava e pressionava os indígenas a falarem se faziam parte da retomada. Em certo momento houve uma discussão e em seguida um dos homens começou a atirar. Márcio morreu no local enquanto o amigo conseguiu se desvencilhar dos tiros.

Quando acabou a munição da arma o indígena e o atirador começaram a brigar e acabou sendo atingido com golpes do cano da arma na cabeça. Depois conseguiu fugir por uma mata. O relato seria do sobrevivente à lideranças da região.

A polícia não confirma que a morte tem relação com conflito de dias atrás, porém o caso será investigado.

Conflito- A comunidade indígena acusa o Batalhão de Choque de promover despejo ilegal no dia 24 de junho na Fazenda Borda da Mata, já que não havia ordem judicial e, mesmo que a Justiça tivesse determinado a reintegração, a desocupação deveria ser feita pela Polícia Federal.

A Secretaria de Segurança Pública nega ter ido ao local para expulsar os índios. Líderes do grupo afirmam que pelo menos 30 pessoas foram atingidas por tiros de munição menos letal e bombas de gás, mas não procuraram socorro médico. Três policiais também sofreram ferimentos leves. Vitor Fernandes, 42, morto a tiros pelos PMs durante o confronto.