Leitura só para mulheres: Texto Cultural: Sexo feminino

Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário

ARTIGO DE RESPONSABILIDADE DE AUTOR


Foto: Divulgação

Drácon, Salón e Clistenes, estudiosos das relações sociais da Grécia antiga, criaram a palavra democracia para organização e forma de ação do povo.

Demo significa povo. Cracia significa forma de governo. Democracia, portanto, governo do povo para o povo. Hoje o governo é feito pelos representantes do povo, os quais deveriam ser legitimamente eleito pelo povo.

Poderes : Executivo, Legislativo e Judiciário .

Executivo: executa os projetos definidos por leis, os quais atenderiam as necessidades básicas sociais.

Legislativo: Poder que vota as leis que tem função de atender os projetos que delas requeiram para reparar as necessidades sociais, ambientais e outras.

Judiciário: Tem como dever de verificar, acompanhar e elucidar os projetos em execução, observar se as leis se estão sendo aplicadas de acordo com as definições e determinações. Há que se lembrar que as leis existem, porque o mau existe. O bem, o amor, a paz, justiça e igualdade não precisam de leis, apenas sabedoria e discernimento de cada ser humano.

Uma nação é constituída de meio ambiente geograficamente localizada no planeta terra, formada por população dividida historicamente de acordo com idioma e costumes, exercendo atividades para a vida.

Os poderes devem ser livres e independentes com iguais responsabilidades, conforme a definição...

Porém, o executivo e o Legislativo são eleitos, já o judiciário é nomeado pelo executivo, está ai, a contradição. Este não é igual, nem livre , é subalterno. Para haver igualdade, os três deveriam ser eleitos pelo povo , depois de prestar um concurso para o cargo. Como a sociedade não questiona parece que são iguais, mas na verdade não são. É habilidade, astúcia, artificio ou manha para enrolar a maioria de desatentos.

Voltamos os legisladores de Atenas...

Drácon Arconti de origem aristocrática, recebeu em 621 a.C, de Cilon o exercício de magistrado, com poder de legislar.

Preparou um código de leis rígidas baseados em normas tradicionais e arbitradas pelos Juízes . Foi o primeiro a fazer leis para os atenienses, durou até o final do século VII a.C.

Sólon o novo legislador seguiu o código de Drácon. Porém, no final do século VI a.C. Clístines  escreveu o primeiro código de leis fundamentado  em Drácon e Sólon, o qual era oral.

Aí começou a implantar a democracia trazidas aos  tempos de hoje. Entretanto, é necessário  atualizar: abrir concursos para os três cargos ( poderes) e os três  poderes concursados e daí eleitos. Assim, teremos poderes iguais, livres e independentes.

Não é lícito a indução de votos com camisetas escolares, gasolina para colocar baner nos carros para fazer campanhas bem como receitas médicas, cirurgias, dentaduras , entre outras artimanhas umas disfarçadas e outras abertamente . Ah! Tem ainda as grandes mesas de lanches, refrigerantes, etc, etc... Não precisa de cartazes ‘’santinhos’’, cabos eleitorais, nem pesquisas , pois é notório que pesquisa é uma máquina de indução de votos. Atualmente 90% da população tem celular que pode pesquisar qual o melhor candidato para administrar o Município, o Estado e a União. Espero que a curto prazo a sociedade chegue ao entendimento, que politica é coisa séria.

 

Artigo escrito por Darzisa Maria de Jesus