Fase de mudanças no corpo e na mente durante a adolescência exige cuidado com a alimentação

BATANEWS/REDAçãO


© Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Ministério da Saúde

A adolescência é uma fase de intensas mudanças. São alterações físicas, emocionais e mentais que se apresentam por meio de novos interesses, aparência, visão de mundo e hábitos, modificando também a vida de pais e responsáveis. Essa nova realidade requer orientação e suporte, incluindo o estímulo à alimentação saudável.

Incluir as crianças desde cedo no preparo de cada alimento, abre caminho para que, na fase seguinte, o adolescente entenda a importância do consumo de alimentos saudáveis para seu crescimento. Esse envolvimento pode o aproximar, inclusive, do planejamento das refeições.

Doenças que antes eram observadas em pessoas de idade mais avançada, como hipertensão, doenças do coração e alguns tipos de câncer, agora atingem adultos jovens, adolescentes e crianças. A alimentação saudável é um dos pilares para reduzir estes riscos.

Uma regra de ouro disponível no Guia Alimentar para a População Brasileira é: prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados.

A adolescência é uma janela oportuna para a alimentação adequada e saudável por toda a vida. Isso é possível porque alguns padrões de comportamento podem ser estabelecidos nessa fase, permanecendo na idade adulta.

Durante o mês de julho, o Ministério da Saúde vai divulgar uma série de conteúdos sobre a importância da alimentação saudável e as particularidades em cada fase da vida. Acompanhe: