Saúde
Novo estudo sugere que solidão na infância aumenta o risco de problemas com álcool
BATANEWS/SAúDEMS / IMPRENSA CISA,
O CISA – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, referência nacional no tema, chama a atenção para novo estudo publicado na revista Addictive Behaviors Report, que sugere uma relação entre a solidão da infância e os problemas com álcool no presente, por meio do estresse.
De acordo com o estudo realizado com 310 estudantes universitários (154 mulheres, 156 homens), por pesquisadores da Universidade Estadual do Arizona (EUA), crianças que experimentam a solidão antes dos 12 anos correm o risco de estresse e problemas com a bebida mais tarde na idade adulta jovem.
Veja os principais destaques:
- Ser uma criança solitária estaria diretamente ligado a mais problemas relacionados ao álcool.
- O estresse percebido estava diretamente ligado ao aumento da dificuldade de controlar o hábito de beber.
- O estresse esteve ligado a problemas com o álcool principalmente entre as mulheres.
- Níveis mais altos de solidão na infância previam o estresse no início da idade adulta, que tem sido associado ao consumo de álcool.
Para Mariana Thibes, socióloga e coordenadora do CISA, as descobertas do estudo são um alerta importante para pais, responsáveis e profissionais da área da saúde, sobretudo porque os dados foram coletados antes da pandemia. “As crianças foram afetadas de muitas maneiras pelo isolamento imposto pela pandemia e precisamos estar atentos para que uma crise de saúde pública não desponte à medida que essa geração cresça”.
Segundo os pesquisadores, os resultados do estudo sugerem que as intervenções terapêuticas que combatem a solidão na infância podem interromper o caminho de uso desregulado de álcool na idade adulta para alívio do estresse.
Sobre o CISA
O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) é uma das principais referências no Brasil sobre este tema e desde sua fundação, em 2004, vem contribuindo para a conscientização, prevenção e redução do uso nocivo de bebidas alcoólicas. Qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), a instituição dedica-se ao avanço do conhecimento na área, atuando na divulgação de pesquisas e dados científicos com linguagem acessível, na produção de materiais e conteúdos educativos e no desenvolvimento de outros projetos, como a publicação “Álcool e a Saúde dos Brasileiros”, um levantamento inédito que anualmente traz análises exclusivas sobre o uso de álcool no Brasil e seu impacto na saúde da população. Acesse nossos canais no YouTube, Instagram, Facebook e Twitter e junte-se a nós na missão de reduzir o uso nocivo de álcool!