Saiba como ensinar matemática brincando com as crianças em casa

Professores dão dicas de atividades lúdicas que auxiliam e estimulam o desenvolvimento do raciocínio lógico

BATANEWS/REDAçãO


Aprender matemática pode ser divertido e para ajudar as famílias nesse processo, o R7 ouviu professores do ensino infantil que indicaram atividades para aprender brincando neste fim de férias escolares. Veja as dicas:

Para Daiane Menezes, coordenadora de ensino fundamental 2 da Escola Vereda, a matemática é a base para o desenvolvimento intelectual dos alunos. 'Posso trabalhar a língua portuguesa durante a interpretação de um problema, como também posso desenvolver geografia nas análises de mapas', explica. 'A matemática conecta o aluno a diversas disciplinas para utilizar na escola e também na vida adulta', diz

Para transformar esse aprendizado em algo divertido, Daiane indica o quebra-cabeça, que auxilia na orientação espacial, na utilização de formas, no raciocínio lógico e na solução de problemas, assim como jogos como o Ábaco, o Tangram (formas geométricas), o Uno matemático, o bingo matemático, a Torre de Hanaói (jogo de estratégia que contribui para o desenvolvimento da memória como na foto) e Banco Imobiliário para os mais velhos

Daine também reforça que a matemática na educação infantil deve ser trabalhada naturalmente. 'Podemos fazer a contagem pelos dedos das mãos e pés, tudo de forma divertida', diz

Nadia Moya, assessora pedagógica da Matific e especialista em alfabetização, destaca a importância do brincar no processo de ensino-aprendizagem com as crianças. 'Precisamos ter claro que as brincadeiras fazem parte da construção, formação e desenvolvimento da criança, buscando assim um crescimento sadio colaborando na construção do conhecimento', explica. Para ela, atividades como: jogos de tabuleiro, conversas numéricas e auxílio durante uma receita de bolo faz parte da educação. 'Não é apenas diversão, é uma oportunidade de se conectar com os alunos e despertar o prazer na própria aprendizagem', conclui

Maria Carolina Villas Bôas, professora de matemática na Camino School, concord e complementa: 'Brincadeiras, cantigas, jogos e outras atividades próprias da cultura da infância são boas oportunidades para explorar conteúdos matemáticos', avalia

Bôas ainda explica que, ser matematicamente competente envolve um conjunto de conhecimentos dos quais as crianças vão se aproximando, gradativamente, desde muito cedo. 'Os numerais estão presentes nas brincadeiras, nas cantigas de roda (A galinha do vizinho), nas parlendas (Um, dois, feijão com arroz), e também no gesto que a criança usa para falar a sua idade' exemplifica

Segundo Maria Carolina, na escola, a matemática compõe, com outras áreas, um projeto de trabalho que parte de um problema real e adequado para a faixa etária, apresentado como um desafio, para que os estudantes se envolvam. 'É uma forma divertida de aprender, porque é significativa, o aluno está atuando, refletindo, enfrentando problemas, propondo soluções. Aprende com sua ação, com a ação do outro e com aquilo que constroem coletivamente. Aprender brincando, mexendo, construindo é uma forma de fazê-lo de forma efetiva'

A professora também indica alguns jogos e brincadeiras para se realizar com as crianças, como jogos de memória, boliche, jogos de percursos ou trilhas, jogos de cartas, pular corda e a famosa amarelinha. 'Há muitas possibilidades de estimular o pensamento e a ação das crianças *Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder

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