Estradas sem manutenção prejudicam produção de bezerros no Pantanal

A falta de manutenção da MT-140 e de um trecho com várias pontes interditadas na MT-040 são assuntos abordados no episódio 45 do Patrulheiro Agro

BATANEWS/CANAL RURAL


As rodovias são o principal meio de escoamento da produção mato-grossense e a má conservação, especialmente nas estradas estaduais, a cada dia causam mais prejuízos ao setor produtivo. A falta de manutenção da MT-140 e de um trecho com várias pontes interditadas na MT-040, que corta a Baía de São João no distrito de Mimoso, no município de Santo Antônio de Leverger, por exemplo, coloca em risco os motoristas, aumenta custos e prejudica o rebanho de muitas fazendas na região, considerada o berço do bezerro em Mato Grosso.

Neste episódio, o Patrulheiro Agro percorreu estradas dos municípios mato-grossenses de Santo Antônio de Leverger e Barão do Melgaço, na região do Pantanal, para acompanhar o drama de pecuaristas e moradores de comunidades rurais que enfrentam dificuldades com a falta de logística na região, principalmente na época chuvosa.

No município de Santo Antônio de Leverger, segundo o presidente do sindicato rural local, Antônio Carlos Carvalho de Souza, existem quase 700 mil cabeças de bovinos. “Isso prejudica muito, pois são mais de 500 mil cabeças nesta rota das duas ‘MTs’ ”.

“Chega na hora dos animais saírem e não saem por não ter estrada”, afirma o gerente da Fazenda Esperança, Thiago Acácio de Almeida Oliveira. Segundo o caminhoneiro Valdir Gomes Talim, é preciso trafegar a cerca de 12 km/h para não causar maiores transtornos aos animais.

“Tem que parar e ver como está o gado. Não tem outro jeito, senão você chega com metade da carga morta”, diz.

Na região, as pontes de madeira interditadas por falta de manutenção são consideradas o maior obstáculo para quem trafega na região, principalmente durante o período chuvoso.

“Por conta da precariedade das pontes foram feitos desvios por baixo delas e, quando chove, vira um rio”, diz o técnico de campo de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) Vitor Hugo Tadano Padilha.