Esportes
Não é só Endrick: conheça jovens de até 20 anos para ficar de olho na Copa América
Veja as principais promessas da competição que começa nesta semana, nos Estados Unidos
BATANEWS/REDAçãO GE
A Copa América começa nesta semana, nos Estados Unidos, com astros de renome no futebol mundial, como Messi e Vini Júnior, mas também com jovens talentos ainda desconhecidos de boa parte do público.
Prestes a atingir a maioridade, Endrick, da seleção brasileira, é uma das principais promessas do torneio continental, mas não a única. Abaixo, o ge lista outros jogadores de até 20 anos para ficar de olho na competição. Confira!
Valentín Carboni
– Ele tem um futuro bárbaro. Presente e futuro, temos que aproveitá-lo.
A frase acima é de ninguém menos do que Lionel Messi. Com apenas 19 anos, Carboni foi titular da Argentina no amistoso contra a Guatemala, na última sexta-feira, e deixou boa impressão.
O meia pertence à Inter de Milão e está emprestado ao Monza. Cria do Lanús, ele foi para a Europa ainda menor de idade, para o Catania, e chegou a defender a seleção sub-17 da Itália,
Garnacho
Outro garoto da Argentina para ficar de olho. Ponta esquerda do Manchester United, ele tem apenas 19 anos e desde 2023 figura na seleção nacional.
Nascido na Espanha, Garnacho passou pela base do Getafe e do Atlético de Madrid antes de ir para a Inglaterra.
Mesmo sendo tão jovem, ele disputou 50 partidas pelo Manchester na última temporada, sendo 41 como titular.
Darío Osorio
O ponta-direita é uma das caras novas na seleção chilena, que vive momento de reformulação.
Aos 20 anos, foi revelado pela Universidad de Chile, que em 2023 o vendeu ao Midtjylland, da Dinamarca por 5,2 milhões de dólares.
Osorio tem passagens por diferentes categorias da seleção chilena. Na principal, estreou em 2022.
Kendry Páez
Extremamente precoce, o meia-atacante equatoriano está no elenco principal do Independiente del Valle desde os 15 anos.
A joia logo chamou a atenção de clubes europeus. Depois de um duelo entre Chelsea e Manchester United pela contratação de Kendry, melhor para os Blues. Em 2025, assim que completar 18 anos, o meia-atacante vai se transferir para o clube londrino.
Em 2023, Kendry foi convocado pela primeira vez para a seleção principal. Ele estreou com assistência na vitória do Equador por 2 a 1 sobre o Uruguai, pela segunda rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.
Desde então, já disputou mais sete jogos pela seleção.
Savinho
Revelado pelo Atlético-MG, atacante de 20 anos viveu boa temporada pelo Girona e também deixou boa impressão nas três partidas que fez pela seleção brasileira, contra Inglaterra, México e Estados Unidos.
Ponta-direita driblador e velocista, deve iniciar a Copa América como reserva, mas ganhar chance no decorrer dos jogos.
Jogador foi comprado pelo Manchester City e pode ser integrado ao elenco de Pep Guardiola depois do torneio continental.
Julio Enciso
Meia ofensivo de 20 anos começou a carreira pelo Libertad, do Paraguai, e logo foi vendido ao Brighton, da Inglaterra.
Na última temporada, disputou 12 partidas da Premier League.
Passou por diferentes categorias da seleção na base e, em 2021, teve a primeira convocação para a equipe principal.
Yaser Asprilla
Meia-atacante canhoto, de 20 anos, é uma das promessas para o futuro do futebol colombiano.
Começou a carreira no Envigado e, em 2022, se transferiu para o Watford, da segunda divisão inglesa.
Foi convocado pela primeira vez em 2022 e, em quatro jogos pela seleção, já marcou dois gols. O último deles foi em amistoso contra a Romênia, em março.
Miguelito
O jovem boliviano, de 20 anos, atua no futebol brasileiro, pelo Santos. Porém, neste ano ele vem jogando apenas pela equipe de juniores do Peixe e pode ganhar chance no time principal após a Copa América.
Na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, Miguelito fez seis jogos, com quatro assistências, quatro gols e o rótulo de um dos melhores meias do torneio. Mas esse desempenho não foi suficiente para que ele conquistasse espaço entre os profissionais.
Problemas extracampo atrapalharam a utilização do meia no Peixe. Ano passado ele perdeu a mãe e ficou bastante abalado emocionalmente. Depois, foi pai de duas crianças, de mulheres diferentes. Além desses fatores, o jovem é considerado ainda fraco fisicamente.
Pela seleção principal da Bolívia ele tem 11 jogos e um gol.