Esportes
Processos de Vasco e Corinthians sobre a Copa do Brasil vão ser julgados pelo STJD na sexta-feira
Vascaínos e corintianos são contra inversão da tabela promovida pela CBF em jogos contra Atlético-MG e Flamengo, respectivamente
BATANEWS/REDAçãO GE
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva vai julgar na sexta-feira as Medidas Inominadas do Vasco e do Corinthians contra o adiamento de jogos das semifinais da Copa do Brasil. A inversão da tabela com o Campeonato Brasileiro foi pedida pelo Atlético-MG, adversário dos vascaínos, e o Flamengo, rival corintiano, e atendida pela CBF antes das partidas de ida da competição.
O departamento de competições da CBF é citado como "recorrido" - a quem se recorre de uma decisão - na pauta do STJD. Confira a pauta divulgada pelo site do tribunal
Processo nº 275/2024 - Medida Inominada - Requerente: Vasco da Gama - Requerido: Júlio Avellar, Diretor do Departamento de Competições da CBF. Terceiro interessado: CA Mineiro. Em conexão com Processo nº 276/2024 - Medida Inominada - Requerente: SC Corinthians Paulista - Requerido: Júlio Avellar, Diretor do Departamento de Competições da CBF. Terceiro interessado: CR Flamengo.
O auditor relator dos casos é o mesmo, Maxwell Borges de Moura Vieira.
Os clubes se baseiam em artigos do Regulamento Geral de Competições (RGC) para ir ao tribunal desportivo. Alegam os departamentos jurídicos o seguinte:
As datas-base da Copa do Brasil foram divulgadas no dia 5 de janeiro e, conforme o regulamento da CBF, "compete à DCO... elaborar e fazer cumprir o Calendário Anual das Competições e suas respectivas tabelas";Perder atleta por Data Fifa não é motivo para mudar dia de jogo, como consta no regulamento: "A convocação de atletas para integrar seleções nacionais não assegura aos seus clubes o direito de alterar as datas de suas partidas em competições";As partes que podem pedir mudança na data de uma partida são: clube mandante, federação mandante ou detentor dos direitos de transmissão. Vasco e Corinthians alegam que o pedido veio dos visitantes.
Do lado de Flamengo e Atlético-MG, os clubes citam prejuízo por série de jogadores convocados que iriam jogar as partidas decisivas logo em seguida da Data Fifa.
JOGOS DE IDA:
2 de outubro
Atlético-MG 2 x 1 VascoFlamengo 1 x 0 Corinthians
JOGOS DE VOLTA:
19 de outubro
18h30 - Vasco x Atlético-MG
20 de outubro
16h - Corinthians x Flamengo






