Policial
Quem é o dono do carro que explodiu na praça dos Três Poderes
O chaveiro é natural da cidade de Rio do Sul, no interior de Santa Catarina
BATANEWS/CARTACAPITAL
O dono do carro que explodiu no Anexo IV da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira 13 foi identificado como Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos. Ele, que é conhecido como TiÜ França, é chaveiro e natural da cidade de Rio do Sul, no interior de Santa Catarina.
Ele foi candidato ao cargo de vereador pelo PL em 2020, mas obteve 98 votos e não conseguiu se eleger . Segundo dados do TSE, França declarou em 2020 ter 263 mil reais em bens, incluindo uma moto Honda XRE, um prédio de dois pavimentos em Rio do Sul e outros três carros.
Veículo carregado de fogos de artifício que explodiu no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados. Foto: Sergio Lima/AFP
Em suas redes sociais, o ex-candidato fez diversas publicações com teorias da conspiração e chegou a antecipar o ataque. Ele afirmou que colocou bombas na casa de William Bonner, José Sarney, Geraldo Alckmin e Fernando Henrique Cardoso.
“Vamos jogar??? Polícia Federal, vocês têm 72 horas para desarmar a bomba que está na casa dos comunistas de merda [sic]: William Bonner, José Sarney, Geraldo Alckmin, Fernando Henrique Cardoso… Vocês 4 são VELHOS CEBÔSOS nojentos [sic]', escreveu.
“Cuidado ao abrir gavetas, armário, estantes, depósito de matérias etc. Início 17h48 horas do dia 13/11/2024… O jogo acaba dia 16/11/2024. Boa sorte!!!', afirmou.
Segundo a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), o homem responsável pelas explosões teria tentado entrar no prédio do Supremo Tribunal Federal com uma bomba. Por não conseguir entrar, ele realizou a explosão próximo da escultura A Justiça. Um homem morreu durante o ato, mas ainda não há confirmação de que a vítima seria a responsável pelo atentado.