Neymar e Gabigol? Presidente do Santos diz que contratar os dois seria irresponsabilidade

Marcelo Teixeira admite que, apesar da intenção de repatriá-los juntos, clube não conseguiria suportar financeiramente a operação

BATANEWS/REDAçãO GE


Embora o Santos tenha planejado contar com Neymar e Gabigol no elenco do retorno à Série A do Campeonato Brasileiro, o presidente Marcelo Teixeira admitiu que não seria possível contratar os dois para 2025 devido às dificuldades financeiras do clube.

— Era uma irresponsabilidade em termos de gestão, sem dúvida. Não conseguiríamos suportar financeiramente toda essa situação, contratos desse porte, desse nível. Impossível — cravou o mandatário santista, em entrevista ao jornalista Benjamin Back.

De saída do Flamengo, Gabigol chegou a receber uma proposta do Santos em novembro do ano passado. O clube buscava parceiros para viabilizar um salário mensal na casa de R$ 2 milhões.

Entretanto, o atacante preferiu a oferta do Cruzeiro, com contrato de quatro anos e remuneração próxima de R$ 3 milhões.

— O Gabigol quis voltar. O pai foi a Santos duas vezes, eu conversei diversas vezes com o Gabigol ao telefone. Antes de fechar com o Cruzeiro, ele me ligou e falou: "Presidente, eu quero que o senhor compreenda, é quase o último contrato da minha carreira". Ele fez um contrato de quatro anos. Depois, vai fazer o próximo, com 32 anos. Não é o mesmo — relatou Teixeira, admitindo que havia uma diferença financeira grande entre as propostas de Santos e Cruzeiro.

— No ano e no período do contrato, (diferença) muito grande, para o momento que o Santos estava vivendo. Era bem diferente.

Mais sobre o Santos: + Déficit, dívida crescente: as contas do 1º ano de Teixeira no Santos + Quanto o Santos faturou com vendas de jogadores em 2024

Já naquela época, a diretoria santista sonhava em repatriar Neymar, o que efetivamente se concretizou neste ano.

— Se fizesse (investimento) no Gabriel, eu talvez tivesse dificuldade para concretizar algo diferente para o Neymar. Eu não conseguiria trazer dois astros desta grandeza. Tinha que ter uma cereja do bolo para tirar a camisa 10.

— Hoje, no contrato existente com a figura do Neymar, é um fato que você cria uma receita alternativa. Você não tem apelo como esse em outro jogador.

Neymar tem contrato com o Santos até 30 de junho, mas o Santos tenta estender o vínculo até a Copa do Mundo de 2026.

Em duas passagens, de 2013 a 2016 e em 2018, Gabigol disputou 206 jogos pelo Santos, com 83 gols e 13 assistências. Ele conquistou os títulos paulistas de 2015 e 2016 pelo Alvinegro Praiano.