Esportes
Medalhista olímpica e gestora do COB, Yane Marques projeta Los Angeles 2028 e formação de atletas
Vice-presidente do comitê também destaca investimentos nas categorias de base e aponta estruturação para o crescimento de novas gerações no esporte; assista
BATANEWS/GLOBOESPORTE.COM
Vice-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Yane Marques projetou a disputa do Brasil nas Olímpiadas de Los Angeles, em 2028. A medalhista olímpicas em Londres 2012 citou o desejo de obter mais conquistas, mas também destacou a formação de novos atletas.
Em visita uma visita técnica ao centro de badminton da Universidade Federal do Piauí (UFPI) nesta semana, a gestora do COB comentou sobre futuros investimentos para o crescimento de novas gerações no esporte, inclusive, dos que irão disputar os Jogos pela primeira vez na carreira. Assista acima.
- A gente quer medalhas, muitas medalhas, mas é uma coisa que estamos quantificando agora. Colocamos os pés no chão e percebemos que hoje, no Brasil, é preciso a gente aumentar o número de atletas que vivem o esporte olímpico. A gente precisa de atletas na base, na iniciação, pois temos que alimentar o topo da pirâmide que é o alto rendimento - declarou a vice-presidente do COB.
- Estamos trazendo investimentos, apoios e programas para que a gente tenha em Los Angeles um número grande atletas, jovens, atletas que irão para a primeira Olímpiadas - completou.
Yane Marques ressaltou a necessidade de investimento nas categorias da base. A vice-presidente do COB afirmou que paralelo ao cuidado com os atletas que estão prontos, é essencial olhar para as futuras gerações, para assim garantir uma renovação com a garantia de um nível técnico elevado.
A gestora ainda citou a formação de atletas para o ciclo de Brisbane, na Austrália - local dos Jogos Olímpicos de 2032.
- Precisamos de base, de renovação, e isso tem que ser orgânico. As gerações que vão se aposentando, novas gerações vão surgindo e vão substituindo no mesmo nível. Temos alguns nomes que irão chegar bem em Los Angeles e temos que cuidar com muito selo que estão prontos - disse Yane Marques.
- A gente pensa também que Brisbane (local da próxima Olimpíadas) daqui a quase oito anos pode sim ser um reflexo do investimento que estamos fazendo agora na base, na renovação, nesse garimpo de atletas. Esse projeto de atleta olímpico é longo - pontuou.
Yane Marques ainda descreveu os passos do Comitê Olímpico Brasileiro para o crescimento dos esportes no país. A vice-presidente falou sobre o olhar do órgão e sobre o mapeamento de atletas.
- Estamos de alguma forma tentando visitar o Brasil inteiro. Fazendo um mapa do que a gente tem hoje. Muitas coisas boas aconteceram e vão continuar acontecendo. O que estava dando certo, vai continuar sendo feito. Mas o que a gente tem trazido como a cara dessa nova gestão é o colaborativo. É uma gestão que trabalha muito com as federações, com os atletas e que os ouvem - finalizou.
Natural de Afogados, interior de Pernambuco, Yane Marques é bicampeão Pan-Americana e fez história ao conquistar a medalha de bronze nas Olímpiadas de Londres, em 2012, no pentatlo moderno. A atleta foi a única da América Latina a faturar um pódio na modalidade. No início de 2025, aos 41 anos, Yane assumiu a vice-presidência do Comitê Olímpico Brasileiro.



