Deputada Mara Caseiro prestigia Festa do Padroeiro em Batayporã e recebe pedido para incluir o evento no calendário oficial do Estado

BATANEWS/REDAçãO


Foto: Divulgação

A 53ª Festa do Padroeiro Santo Antônio de Pádua, realizada entre os dias 13 e 15 de junho, contou com a presença da deputada estadual Mara Caseiro, que prestigiou o tradicional almoço e o leilão, um dos momentos mais significativos para a comunidade católica local.

Durante o evento, a deputada foi recepcionada pelo prefeito Germino Roz, pela primeira-dama Thayse Mello e pelo pároco Padre Antônio Dalo. Em um momento especial, durante uma pausa no leilão, o sacerdote entregou oficialmente à parlamentar um pedido para que a Festa de Santo Antônio de Batayporã passe a integrar o Calendário Oficial de Festas e Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul.

Mara Caseiro agradeceu o convite e ressaltou a importância cultural e religiosa da celebração. Ela se comprometeu a levar o pedido à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e dar andamento ao processo para o reconhecimento oficial da festividade.

“É uma honra estar presente e sentir de perto a fé e a tradição desta comunidade. Vamos trabalhar para que esta festa tão importante seja reconhecida em todo o Estado”, afirmou a deputada.

Durante sua estadia no evento, a deputada conversou com correligionários políticos, o prefeito, vereadores, secretários municipais e com a comunidade em geral. Ela destacou o carinho que sente por Batayporã, município com o qual tem fortes laços de amizade e participação ativa em diversas festividades ao longo dos anos.

Nossa reportagem também conversou com o padre Antônio Dalo, que explicou a importância de a festa constar nos calendários oficiais de eventos, tanto do município quanto do Estado.

“Percebi que esta festa não estava incluída oficialmente nos calendários de eventos do município e do Estado. Falei com o vereador Fábio de Melo e, por meio de um projeto de lei, ele incluiu a festa no calendário municipal. Hoje, entreguei um pedido à deputada Mara Caseiro para que, também por meio de um projeto de lei, ela possa incluir esta festa no calendário estadual. Assim, estaremos amparados legalmente para buscar apoio do Governo Municipal e Estadual para a realização da festa nos próximos anos”, destacou o pároco.

Além da participação política, a festa reuniu centenas de fiéis, moradores e visitantes da região, que lotaram o salão paroquial para o tradicional almoço e acompanharam o aguardado leilão de prendas.

A inclusão da festa no calendário estadual, caso aprovada pela ALEMS, será mais um passo importante para o fortalecimento da tradição local, além de abrir portas para futuras parcerias, incentivos culturais e apoio institucional por parte do Governo do Estado.