Cotidiano
Batayporã se aproxima do fim das enchentes com avanço nas obras da Lagoa do Sapo
Projeto é executado pelo Governo do Estado em parceria com o município; população aguarda há mais de 40 anos por intervenções na área
BATANEWS/REDAçãO
As obras de drenagem da Lagoa do Sapo, em Batayporã, alcançaram um novo marco nesta semana com a chegada da linha de drenagem, com os trabalhos nesta manhã (02) na Rua Luiz Antônio da Silva e já se aproximam da Avenida Brasil.
O projeto é executado pela empresa KM Engenharia Ltda., e já atingiu mais de 60% de conclusão. Segundo a construtora, as etapas atuais são as mais complexas da intervenção, principalmente devido ao grande volume de terra que precisa ser escavado e transportado para áreas previamente definidas, o que exige mais tempo e recursos até a finalização.
Conforme levantou a reportagem, na região próxima à Capela Mortuária, as equipes trabalharam intensamente nos últimos meses na instalação de uma rede de drenagem com cerca de 120 metros de extensão. Essa rede parte de uma caixa de drenagem fixada no prolongamento da Avenida Mustafá, na área rural, e é essencial para a segunda etapa da obra, permitindo futuras conexões com outras redes.
O portal teve acesso a informações divulgadas anteriomente que relata que o novo sistema foi projetado para ampliar significativamente a capacidade de escoamento das águas pluviais, minimizando os impactos das enxurradas e prevenindo alagamentos. A obra é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura Municipal de Batayporã.
A expectativa é de que a intervenção resolva, de forma definitiva, um problema histórico enfrentado pela população local há mais de quatro décadas. As enchentes recorrentes na região da Lagoa do Sapo sempre causaram transtornos, especialmente durante o período chuvoso.
Depoimentos emocionam e reforçam importância da obra.
A reportagem do Bata News ouviu moradores da região e registrou a esperança e satisfação com o avanço da obra.
“Isso causa transtornos temporários, mas temos que pensar na solução de um problema que vivemos há muitos anos. O progresso que chega causa esses transtornos, mas depois da conclusão saberemos o quanto ganhamos. Estou feliz, mesmo com os incômodos temporários”, disse um morador.
Um antigo funcionário público da cidade também compartilhou seu relato emocionante: “Já vi mais de 20 enchentes dessa lagoa. Presenciei o sofrimento de muitas famílias, andei com água na cintura para socorrer pessoas, levantar móveis, vi famílias perderem tudo, inclusive alimentos. Vi mães chorando, comerciantes desesperados, pessoas xingando desesperada. Eu chamava os prefeitos para irem andar e visitar as famílias e eles nunca podiam, tinha medo de ser xingados, mas eu nunca fugi. Por isso sempre digo por onde ando: o Germino Roz foi o único que encarou esse problema de frente, presenciei várias vezes andando no meio das enchentes da lagoa, falando com as famílias alagadas. Deu prioridade, socorreu famílias, distribuiu amor, doou móveis e alimentos. Não fugiu da responsabilidade, acreditou na ideia de que era possível resolver esse problema. E hoje, os resultados estão aí. A obra está na reta final.”
Atenção redobrada durante as obras.
A Prefeitura de Batayporã reforça o pedido para que a população mantenha cuidados com a segurança durante a execução dos trabalhos. Famílias devem orientar crianças a não se aproximarem do canteiro de obras para evitar acidentes.
Além disso, moradores devem se programar para possíveis interdições temporárias no trânsito, especialmente se for necessário retirar veículos das garagens.
Entrega prevista ainda para este ano.
Com o bom andamento das atividades, a previsão é de que a entrega total do novo sistema de drenagem ocorra ainda este ano, ou início de 2026. A intervenção beneficiará diretamente centenas de famílias e representará um salto significativo na infraestrutura urbana de Batayporã.
“Essa é uma demanda antiga da população, que finalmente está sendo atendida. O sofrimento de décadas causado pelas enchentes está chegando ao fim”, afirmou um representante da administração municipal.