Artilharia da Copa por país: Brasil se isola na liderança; Argentina segue em 2º

Classificação do Al-Hilal impulsiona performance brasileira com metade dos gols do país nas oitavas de final; ingleses e portugueses também se destacam

GLOBOESPORTE.COM / PEDRO GUEVARA


Faltando sete jogos para o encerramento da Copa do Mundo de Clubes, o Brasil está em situação confortável para ter a artilharia por nacionalidade do torneio. Com seis gols nas oitavas de final, os brasileiros se isolaram na liderança com 24 gols totais, abrindo cinco de vantagem para a Argentina, que está na segunda posição.

A vitória do Al-Hilal sobre o Manchester City foi o motor do desempenho do país nas oitavas, com três gols - dois de Marcos Leonardo e um de Malcom. Paulinho, Gerson e Hércules já haviam marcado antes por Palmeiras, Flamengo e Fluminense.

Os argentinos, que tiveram bom desempenho na primeira metade da competição, desaceleraram e anotaram apenas dois gols nas oitavas: Di María, na despedida do Benfica diante do Chelsea, e Cano, abrindo o placar para o Fluminense contra a Inter de Milão.

Como destaques dessa fase ao lado do Brasil aparecem a Inglaterra, com cinco gols, e Portugal, com quatro. Enquanto os ingleses tiveram Harry Kane marcando duas vezes contra o Flamengo, os portugueses contaram com dois de João Neves na goleada do PSG sobre o Inter Miami.

Na disputa por continente, a Europa segue firme na liderança, com a América do Sul em 2º lugar. Já a África consolidou sua posição no pódio, com os dois gols de Serhou Guirassy, de Guiné, na vitória do Borussia Dortmund sobre o Monterrey.

Restam sete jogos para o fim da competição: os quatro confrontos das quartas de final, as duas semifinais e a grande decisão, no dia 13 de julho.