Saúde
Dito Machado e Quemuel de Alencar propõem descentralização da Farmácia Municipal em Nova Andradina
BATANEWS/REDAçãO
Com o objetivo de tornar mais acessível a retirada de medicamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os vereadores Dito Machado e Quemuel de Alencar, ambos do União Brasil, apresentaram a Indicação 318/2025, que propõe a implantação de polos descentralizados da Farmácia Municipal em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de bairros estratégicos de Nova Andradina.
A proposta visa facilitar o acesso principalmente para pessoas idosas, com mobilidade reduzida ou em situação de vulnerabilidade social, que atualmente precisam se deslocar até o centro da cidade para retirar medicamentos de uso contínuo.
Inicialmente, os parlamentares sugerem que a descentralização seja implantada nos bairros Cristo Rei, Morada do Sol e São Vicente — regiões mais populosas e distantes da sede da farmácia municipal. A ideia é aproveitar a estrutura física já existente nas UBSs, com o suporte das equipes de saúde locais, proporcionando mais agilidade, proximidade e conforto aos usuários.
“O serviço representa mais conforto aos usuários, como também um avanço em termos de equidade, humanização e eficiência na gestão da saúde pública. Além disso, reforça os princípios de universalidade e acessibilidade preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, justificam os vereadores.
A indicação foi apresentada na sessão ordinária da Câmara Municipal e encaminhada para análise do Executivo Municipal e das secretarias competentes.
LEIA MAIS

Obra na estrada BAT-050 avança em Batayporã com a conclusão do primeiro quilômetro
PRIMEIRA PÁGINA
Obras/Infraestrutura