Saúde
Hospital Regional de Dourados recebe investimento de R$38,4 milhões
Com 27% da estrutura concluída, a previsão de término das obras é para novembro deste ano
CAPITAL NEWS/LETHYCIA ANJOS ESPECIAL PARA O CAPITAL NEWS
Obra que conta com recursos estaduais e federais, soma um investimento de R$38,4 milhões,e busca aumentar os leitos hospitalares e ampliar os atendimentos na região da grande Dourados, e em mais 33 municípios do estado. O Hospital Regional de Dourados (HR) irá disponibilizar diversas especialidades médicas, conforme a assessoria do governo do estado, serão ofertados serviços como enfermaria, isolamento, UTI adulto, UTI Neonatal e pediátrica.
O projeto faz parte do sistema de regionalização implantado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSD).'A previsão é que os trabalhos estejam concluídos até o final do ano, quando colocaremos para funcionar a nova unidade, que receberá os moradores de mais de 30 municípios da região. O objetivo da regionalização da saúde em MS é levar o atendimento de qualidade mais perto das pessoas', relata Azambuja. A unidade também contará com um centro cirúrgico e obstétrico, unidade de nutrição, farmácia, pronto atendimento e observação, isolamento, recuperação e pós-anestesia.
Estrutura contará com 210 leitos
De acordo com a engenheira responsável pela construção, Viviane Carbonaro, as obras passam agora por instalações elétricas, hidráulicas, alvenaria e reboco. “Na semana que vem já finalizamos a superestrutura e a alvenaria será concluída em março. Já o reboco e o acabamento a previsão é de durar mais três ou quatro meses. Depois teremos o início da cobertura dos blocos”, explicou. Carbonaro ressalta que pelo andamento das obras a expectativa é que o HR seja inaugurado até o fim deste ano. “Esta unidade será importante para desafogar os hospitais da região, como a Santa Casa e assim ajudar a população, pois muitas vezes os casos mais graves precisam seguir para Campo Grande. A obra segue firme para contribuir com a saúde pública do Estado”, complementou.
A ampliação gera expectativas aos moradores da região, que esperam contar com os atendimentos ainda este ano. O vigilante Jilvan José de Souza, de 57 anos, mora em Dourados há mais de 30 anos e relata a importância do hospital para a população. “Faz tempo que precisamos de mais um hospital, com a disposição de médicos e especialistas para população, quanto mais tiver à disposição melhor. Ter mais esta unidade de saúde na cidade será importante”.
O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, ressalta que o hospital disponibilizará atendimentos para cerca de 800 mil pessoas da região da grande Dourados, além de contemplar as regiões Conesul e Fronteira. “Será uma estrutura que possibilitará a concretização de um sonho nosso e do governador Reinaldo Azambuja, que é a regionalização da saúde, com a prestação de serviços de alta qualidade para os usuários”.
Após o término das obras estão previstos a implantação de um centro de realização de diagnósticos com equipamentos de última geração, para realização de exames como tomografia computadorizada, raio-x digital e eletroencefalograma e uma clínica de especialidades que disponibilizará tratamentos como cardiologia, dermatologia, gastroenterologia, oftalmologia, ortopedia, geriatria, psicologia, fonoaudiologia.