Casos de dengue crescem 85% no Brasil e voltam a preocupar. MS é o 10º estado com maior incidice circ;ncia

BATANEWS/SAúDEMS


Os casos de dengue  voltam a preocupar  em todo o Brasil, isso porque dados do Ministério da Saúde demonstraram um  crescimento de 85% nos casos da doença entre janeiro e a primeira semana de abril de 2022. 

Foram 79 mortes causadas por dengue até o início deste mês, o   que representa o dobro de casos, quando se compara com o mesmo período do ano passado.

 Segundo os números, o rankink fica assim: Goiás é o estado com maior número de casos da doença com 71.652, seguido por São Paulo (70.722), Paraná (31.837) e Minas Gerais (20.928).

Especialistas alertam  que os cuidados na prevenção da doença são importantes e que cada um deve buscar em sua casa por pelo menos  10 minutos por semana fazer a limpeza e remoção dos criadouros, eliminando, ou se por acaso não for passível de remoção, buscar o atendimento da vigilância para que seja possível fazer o tratamento destes criadouros.

Mato Grosso do Sul ocupa a 10ª posição no ranking nacional em casos de Dengue

De acordo com dados do boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) até 14 de abril foram registrados 3.845 casos suspeitos em uma população de pouco mais de 2,8 milhões de habitantes, o que representa uma incidência de 136,9 casos para cada 100 mil habitantes. 

Em Mato Grosso do Sul , 15 municípios apresentam alta incidência de casos prováveis de dengue  e são classificadas com alta incidência as cidades que registram mais de 300 casos por 100 mil habitantes.

 Chapadão do Sul a 321 quilômetros de Campo Grande, com 456,2 casos confirmados para cada 100 mil habitantes, e São Gabriel do Oeste, a 140 quilômetros da Capital, com 308,6 casos para cada 100 mil habitantes. 

Sintomas -  Febre e um ou mais dos seguintes sinais de alarme: dor abdominal intensa e contínua ou dor à palpação do abdômen; vômitos persistentes; acumulação de líquidos; sangramento de mucosas; letargia ou irritabilidade; diminuição súbita da pressão arterial ao se levantar de uma posição deitada ou sentada; hepatomegalia maior do que 2 cm e aumento progressivo da medida da proporção de hemácias no sangue.