PTB de MS lança 25 candidatos a deputado estadual e nove a federal

Expectativa da direção estadual é recuperar protagonismo

BATANEWS/MIDIAMAX


(Foto: Henrique Arakaki)

Em convenção realizada na manhã desta sexta-feira (5), o PTB lançou 25 candidatos a deputado estadual e nove a deputado federal por Mato Grosso do Sul. O evento foi realizado no Hotel Jandaia, em Campo Grande.

O vice-presidente estadual do partido, Otávio Figueiró, disse que a expectativa é recuperar o antigo protagonismo. “Pegamos o partido bagunçado e viramos a chave. Agora temos condições dos nossos candidatos do PTB voltar a ser protagonistas como era antigamente', afirmou.

O ex-senador Delcídio do Amaral, que comanda a legenda, é um dos candidatos a deputado federal. Questionado sobre sua inelegibilidade, ele avaliou que a última decisão da Justiça Federal foi parte de uma jogada política.

“Desenterraram coisas do passado. Isso não faz mais sentido, é uma jogada política', opinou.

Até o fechamento deste texto, a direção do PTB não havia divulgado a lista de candidatos ao Legislativo, tampouco se apoiaria algum dos postulantes ao Governo do Estado.

Delcídio continua inelegível

A 4ª Turma do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) manteve decisão que tornou o ex-senador Delcídio do Amaral inelegível. O acórdão foi assinado pelo desembargador André Nabarrete, relator do processo, e cassou a liminar que havia sido deferida pela 4ª Vara Federal de Campo Grande no ano de 2018.

Delcídio foi réu na Operação Lava Jato entre 2015 e 2016, e acabou preso durante o exercício do mandato. O ex-senador foi acusado de tentar obstruir as investigações ao oferecer um plano de fuga e uma mesada de R$ 50 mil ao ex-diretor da Petrobras na época, para evitar uma delação premiada. 

Após isso, teve o mandato cassado por quebra de decoro parlamentar e ficou inelegível pela Lei da Ficha Limpa até 2027. No entanto, ele recorreu e teve os pedidos atendidos pela 4ª Vara Federal de Campo Grande.