Política
Batayporã recebeu ontem agenda institucional do Governo do Estado com investimentos em saúde, habitação, infraestrutura e saneamento
BATANEWS/REDAçãO
A Prefeitura de Batayporã recebeu, na sexta-feira (26), a agenda institucional do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul voltada às áreas de saúde, habitação, infraestrutura e saneamento. As atividades reuniram o governador Eduardo Riedel, o prefeito Germino Roz, o vice-prefeito Cacildo Paião, secretários municipais, vereadores, o senador Nelson Trad Filho, os deputados estaduais Lia Nogueira, Renato Câmara, Roberto Hashioka, Pedro Caravina e demais autoridades.
Entre os principais destaques da programação esteve a supervisão da implantação da sala de raio-X digital do Pronto Socorro Municipal. O serviço está sendo estruturado pela Prefeitura de Batayporã, com apoio do Governo do Estado.
Para viabilizar o funcionamento da unidade, a Administração Municipal investiu na elaboração do projeto, na adequação da estrutura física e na aquisição de equipamentos complementares, totalizando R$ 24.120,00 já aplicados. Também seguem em andamento os processos para aquisição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), com investimento estimado em mais de R$ 10 mil, e do sistema de emissão de laudos, orçado em mais de R$ 100 mil.
Além disso, a Prefeitura providencia a contratação de empresa especializada para o monitoramento individual de radiação e finaliza o Processo Seletivo Simplificado (PSS) destinado à contratação dos técnicos que atuarão na unidade.
Como contrapartida do Governo do Estado, foi disponibilizado o equipamento de raio-X digital, avaliado em aproximadamente R$ 205 mil. Com a conclusão das etapas técnicas e administrativas conduzidas pelo município, o serviço passará a integrar a rede municipal de saúde, ampliando a capacidade de diagnóstico por imagem oferecida à população.
Ainda na área da saúde, durante a agenda institucional, a Prefeitura entregou três veículos Chevrolet Spin, com capacidade para sete passageiros, destinados ao transporte de pacientes. Os automóveis foram adquiridos com recursos próprios do município, provenientes da devolução de duodécimo pela Câmara Municipal e de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Pedro Caravina.
Na área habitacional, o Governo do Estado autorizou a Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab) a promover a contratação da empresa responsável pela execução de 42 bases do Programa Lote Urbanizado, no Loteamento Gracinda da Costa Oliveira. O investimento previsto supera R$ 849 mil e dará continuidade à política habitacional desenvolvida em Batayporã.
A programação também contemplou a entrega das obras de pavimentação e drenagem nos bairros Residencial Antônio Olímpio Pinheiro e Vila Maria Gonçalves da Silva, além da ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário e da implantação de um reservatório de água com capacidade para 450 metros cúbicos.
Durante a visita, as autoridades acompanharam ainda a supervisão de obras estaduais em andamento no município, entre elas a pavimentação da MS-276 e a implantação do sistema de drenagem para controle de enchentes na Lagoa do Sapo.
Para o prefeito Germino Roz, a agenda reforçou a atuação integrada entre Estado e município na viabilização de investimentos em diversas áreas.
"Batayporã tem contado com esse apoio para avançar em demandas importantes da população. São investimentos que exigem planejamento e cooperação entre os entes públicos, e essa parceria tem permitido ampliar serviços, executar obras e dar continuidade aos projetos que o município vem desenvolvendo."
O governador Eduardo Riedel destacou a atuação da administração municipal na busca por soluções para o município.
"O prefeito Germino tem apresentado as demandas de Batayporã com muita dedicação, buscando soluções para o município. Quando Estado e Prefeitura trabalham de forma alinhada, quem ganha é a população."
Encerrando a agenda oficial de sexta-feira, autoridades e comunidade participaram da abertura da 45ª Festa do Sereno, promovida pela Prefeitura de Batayporã no Recinto Diego Sanches Marchi. A primeira noite do evento foi marcada pelo show da dupla Fernando & Sorocaba, dando início à tradicional festa que integra o calendário cultural do município.





